Em agosto de 2021, o número de municípios com currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ultrapassou 5 mil. Chegamos a 93% dos 5.568 municípios do país em 14 de outubro. Os dados são coletados semanalmente pelo Movimento pela Base com apoio de Undime, Consed, Foncede, Uncme, conselhos municipais de educação, secretarias municipais e estaduais de educação, e publicados no Observatório da Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio. “Vemos que a BNCC está de fato chegando em todas as regiões e localidades, e isso é um marco para o país! Dirigentes e técnicos das secretarias municipais e estaduais de educação, com liderança da Undime e do Consed, além dos conselhos municipais e estaduais, Uncme e Foncede, têm papel essencial nessa conquista”, diz Alice Ribeiro, diretora de articulação do Movimento pela Base. 

A homologação da BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental ocorreu em dezembro de 2017, depois de dois anos de escrita, com participação da sociedade. De lá para cá, estados e municípios construíram seus referenciais curriculares em regime de colaboração e cada rede municipal pode fazer adaptações a seus contextos. A BNCC e os currículos também direcionam adequações das avaliações, materiais didáticos e formação de professores.  

De acordo com o monitoramento feito pelo Movimento pela Base, em março de 2020 eram 1.463 currículos municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à BNCC. Neste último ano e meio, enquanto a pandemia assolava o país e exigia tanto das redes de ensino, o crescimento de currículos homologados continuou a aumentar e atinge os mais de 5 mil atuais municípios. 

Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime, comenta: “Neste momento de pandemia, ainda bem que temos a BNCC e os currículos locais. Os documentos estão garantindo o direito de aprendizagem dos estudantes e servindo como referência para a reorganização curricular e o planejamento para oferta de atividades para os estudantes neste momento e nos próximos anos. A Base precisa agora se consolidar na escola.”

Pesquisa realizada pelo CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, com mais de 24 mil profissionais da educação mostra também que a BNCC está chegando nas escolas. Nesta reportagem você encontra os resultados da primeira fase da pesquisa, que incluem os seguintes números: 

– 79% dos professores têm percepção positiva dos efeitos da BNCC sobre seu comportamento profissional

87% dos diretores têm percepção positiva sobre o impacto da BNCC na gestão educacional na escola; esse índice é alto também entre técnicos: nas secretarias estaduais, 86% percebem mudanças e, nas municipais, 88%.