Com a definição das aprendizagens essenciais como direitos de todos os estudantes, a BNCC traz uma oportunidade inédita para a Educação brasileira: o alinhamento dos principais elementos do sistema educacional ao que se deve aprender na escola. 

Estamos falando dos currículos das redes, da formação inicial e continuada dos professores, dos materiais didáticos, das avaliações, dos concursos públicos para contratação docente, no âmbito nacional, estadual, distrital e municipal. 

 Antes, sem a exatidão trazida pela BNCC, esses elementos atuavam de forma fragmentada, com diferentes referenciais para as mesmas disciplinas e anos escolares. Este é um exemplo real que compara o índice de dois livros didáticos do 3º ano de Matemática, ambos do PNLD, antes da BNCC:

 

Livro A Livro B
  • Números até 999
  •  Divisão com três algarismos      
      no dividendo
  •  Leitura de horas e minutos
  •  Frações
  • Números até 3000
  •  Divisão com dois
      algarismos no dividendo
  •  Leitura de horas
  •  Não trabalha frações

Ao mesmo tempo, era comum, por exemplo, que os índices dos livros didáticos adotados por uma rede fossem usados como currículo. Seguia-se o correr dos capítulos ao longo do ano letivo. Outra inversão inadequada acontece com as matrizes das avaliações como Enem e Saeb, que acabam influenciando o que é ensinado em determinado ano escolar. 

O que os alunos aprendem (e quando) é uma decisão que deve ser tomada no momento da construção curricular. É por meio da BNCC – e consequentemente dos currículos alinhados a ela – que define-se a formação esperada dos estudantes.  

Portanto, os professores precisam estar preparados para garantir essa formação. Os livros didáticos e as avaliações precisam ser elaborados para apoiar, promover e induzir as aprendizagens essenciais em sala de aula. Tal coerência traz qualidade para o sistema, que se fortalece para atender aos direitos de aprendizagem dos estudantes. 

Confira aqui um infográfico sobre coerência educacional

É importante ressaltar que a coerência educacional acontece também dentro das redes de ensino, com os mesmos elementos. Neste caso, a centralidade recai sobre os currículos alinhados. Ou seja: as formações dos professores, os materiais didáticos e as avaliações utilizadas pela rede respondem ao que diz o documento curricular local.

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