O novo Relatório Anual do Movimento pela Base procura retratar a importância do trabalho em parceria e da articulação de diversos profissionais para os avanços da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

O documento mostra as ações de 2022 do Movimento realizadas pelas equipes de advocacy, articulação, comunicação e monitoramento de dados. Entre os resultados alcançados, é possível ver o desenvolvimento de fichas de apoio ao professor para a recomposição das aprendizagens e o esforço para que as defasagens trazidas pela pandemia fossem superadas; as pesquisas sobre percepção de professores sobre a coerência educacional e a atenção para os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com 40 páginas, leitura simples, diagramação fluida e bastante ilustrado, o Relatório também traz uma linha do tempo desde 2013 sobre a BNCC, o Novo Ensino Médio e a atuação do Movimento. Há constante valorização das cerca 70 pessoas e instituições que fazem parte da rede de parceiros, com depoimentos de alguns deles, como Maria Helena Guimarães de Castro (presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional/Abave) e Elaine Noeli Elsenbach (Embaixadora da BNCC e técnica da secretaria municipal de educação de Canarana/MT). 

Também há um atento olhar para o futuro, mostrando que o plano estratégico criado para os próximos cinco anos está em andamento e celebrando a chegada, já em 2023, dos 10 anos de criação do Movimento pela Base. 

Para baixar o Relatório Anual de 2022, clique aqui. 

Veja o documento sobre o trabalho feito pelo Movimento pela Base em 2021.

 

Últimas

Programa Impulso capacita lideranças públicas para fortalecer a educação brasileira

Formação gratuita do Ensina Brasil foca em gestores que coordenam equipes e projetos em secretarias de educação  O Ensina Brasil abriu inscrições para a edição 2026 do Programa Impulso, uma formação intensiva e gratuita voltada a lideranças públicas que atuam na educação básica. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de gestores que estão na linha de frente da implementação de políticas educacionais, com foco na promoção de equidade e no aumento da presença de mulheres e pessoas negras em posições estratégicas.  As inscrições seguem abertas até 27 de abril e podem ser realizadas em grco.de/impulso-2026.  Para quem é o programa  O Impulso é destinado a profissionais que ocupam posições de gestão no setor público educacional — como Chefes de Divisão, Diretores de Departamento ou Coordenadores de Área — em redes municipais, estaduais ou federais.  Os requisitos para participação são: ter atuado por pelo menos um ano em escolas públicas (como professor(a) ou gestor(a)); estar atualmente em cargo de gestão que coordena equipes e projetos; e desejar ampliar sua atuação institucional.  A turma terá 100 participantes, com compromisso de garantir 50% de mulheres e 50% de pessoas negras entre os selecionados.  Uma jornada de seis meses  O programa acontece ao longo de seis meses, em formato híbrido, combinando encontros presenciais em São Paulo e módulos online. Ao todo, são 80 horas de formação distribuídas em dois encontros presenciais de três dias em São Paulo (junho e dezembro), seis módulos online e encontros mensais de…