A Primeira Infância na BNCC e a importância de um projeto de educação para creches e pré-escolas foi o tema da nossa transmissão ao vivo, realizada no dia 24 de agosto, Dia da Educação Infantil. E, para celebrar a data, nossas convidadas para o debate foram Zilma de Oliveira, professora livre-docente da USP e pesquisadora junto ao CINDEDI – Centro de Investigação sobre o Desenvolvimento e a Educação Infantil, e Beatriz Abuchaim, gerente de conhecimento aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Agosto foi escolhido como o mês da Primeira Infância, o período da vida que vai dos zero aos seis anos de idade. A ideia da inciativa é promover ações de conscientização em todos os níveis – municipal, estadual, federal – sobre a importância de políticas, programas e iniciativas que valorizem e apoiem o desenvolvimento pleno de bebês e crianças pequenas.
Durante a conversa, nossas convidadas apresentaram pesquisas que embasam a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças e da sociedade como um todo, debateram o papel das secretarias de educação, escolas, professores e famílias para que os direitos de aprendizagem dos bebês e crianças sejam garantidos e explicaram sobre a importância das Políticas Públicas para a etapa. A conversa passou pela apresentação da proposta da BNCC na Educação Infantil, concebida a partir de uma visão inovadora, que olha para bebês e crianças como sujeitos de direitos e plenos de potencial.
Confira aqui alguns dos destaques da transmissão:
“Adultos que tiveram lá na infância a oportunidade de frequentar a Educação Infantil, são adultos que tendem a ganhar melhores salários e tem menos chances de se envolver em situações de crimes e de uso de drogas”
A especialista Beatriz Abuchaim destacou estudos recentes que têm mostrado a importância da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças, ressaltando o impacto positivo de se investir em políticas públicas pensadas para a primeira infância:
“O Brasil, em comparação com outros países, tem uma legislação muito robusta pensando na Educação Infantil”
Beatriz falou também sobre como está a situação do Brasil em relação à Educação Infantil considerando a comparação com outros países, como são as políticas públicas previstas para a etapa e como está o alinhamento dos currículos à BNCC:
Entenda a proposta inovadora da BNCC para Educação Infantil
A professora Zilma explicou o embasamento e a organização dos Campos de Experiência, indicando como eles devem ser trabalhados no dia a dia de creches e pré-escolas. Ela é autora de um material muito importante que ajuda a entender o desenho dos Campos de Experiências e as oportunidades de exercitar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
“Não adianta ter uma implementação da Base que seja para poucas crianças”
Beatriz apresentou dados sobre a Educação Infantil e avaliou quais são os passos que devem ser seguidos por gestores e secretarias de educação para que a implementação da BNCC aconteça de forma efetiva.
“A criança é lúdica o tempo todo, e, é importante que seja assim”
O que o professor pode fazer para colocar em prática as propostas da BNCC? Como concretizar os direitos de aprendizagens dos bebês e crianças menores de 6 anos? A especialista Zilma respondeu a essas questões e destacando o papel da interação e das brincadeiras na Educação Infantil.
“A escola pode ser o lugar para as famílias entenderem melhor o desenvolvimento infantil”
Beatriz e Zilma avaliaram como as famílias devem ser incluídas na rotina da escola. Elas defenderam que as trocas entre a escola e a família podem ser benéficas para a criança e a importância de políticas públicas para a Educação Infantil contemplarem as famílias.
“O Brasil é um país muito diverso, um país muito desigual”
Para garantir uma educação infantil de qualidade, mesmo frente às diversidades econômicas e sociais do Brasil, é preciso pensar políticas públicas que atendam às diferenças, que promovam a inclusão, a educação antirracista e diversos outros temas importantes que veem ganhando destaque nos últimos tempos.
Assista aqui ao vídeo completo: