24 de agosto é o Dia da Infância. Uma data instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e que só está no calendário do Brasil, com o propósito de fazer um convite à reflexão sobre as condições de vida das crianças. Mas não para por aí. Em julho de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei  14.617, que estabelece agosto como o mês dedicado a refletir sobre a primeira infância, que é esse período que engloba dos 0 aos 6 anos de idade. O objetivo é pensar políticas, programas, iniciativas que possam apoiar o desenvolvimento pleno de bebês e crianças nessa faixa etária. Nas redes sociais, essa iniciativa tem sido divulgada como #agostoverde.

Entenda: Os Campos de Experiências da BNCC para a Educação Infantil

Estudos e pesquisas recentes têm reforçado a ideia de que a primeira infância é um período fundamental para o desenvolvimento humano – não apenas na esfera individual, mas para toda a sociedade. É nessa fase que as bases para o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e neural se formam. 

Cerca de 90% das conexões cerebrais se formam nos primeiros seis meses de vida.

 Um estudo da Unicef aponta que para cada 1 dólar gasto em políticas de qualidade voltadas para a primeira infância, existe um retorno para a sociedade de até 17 dólares. Ou seja: pensar em políticas públicas que provenham cuidados, afeto e ofereçam a possibilidade de bebês e crianças desenvolverem todo o seu potencial é algo que afeta a sociedade como um todo. E a garantia de acesso a uma educação de qualidade e com mais equidade tem um peso enorme nessa conta.

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Com a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, é a primeira vez que o Brasil tem uma proposta para bebês e crianças pequenas que estabelece objetivos de aprendizagem e desenvolvimento,  que considera  diversas situações e espaços que fazem parte das creches e pré-escolas – rotinas de cuidado pessoal (como banho e alimentação), momentos em grandes grupos, momentos em pequenos grupos – como oportunidades para o desenvolvimento e o aprendizado. 

crianças da Educação Infantil regando o jardim

Brincadeira e interação são eixos estruturantes da proposta da BNCC para a Educação Infantil

 Conheça 6 inovações da proposta da BNCC para a etapa da Educação Infantil

 

1.Direitos de aprendizagem e desenvolvimento

A BNCC estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que asseguram as condições para que as crianças aprendam e se desenvolvam integralmente. São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Na prática, quando as crianças exercem esses direitos, elas têm a possibilidade de aprender e se desenvolver, construindo sua identidade, entendendo o outro e o mundo!

2.Concepção de criança

A BNCC traz uma visão sobre a infância que olha para bebês e crianças como sujeitos que observam, questionam, levantam hipóteses, concluem, fazem julgamentos e assimilam valores, constroem conhecimentos e se apropriam do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social. Por isso, a criança está no centro do planejamento curricular. Bebês e crianças são sujeitos ativos no próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento!

3.Intencionalidade pedagógica

Intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas, as práticas que estruturam o cotidiano das instituições de Educação Infantil devem considerar que as dimensões em que a criança se desenvolve (expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural) são indivisíveis – por isso devem ser trabalhadas de forma integrada.

4.Eixos estruturantes da prática pedagógica

Por serem consideradas como meios privilegiados de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, a interação e as brincadeiras aparecem como eixos estruturantes da proposta da BNCC. No planejamento pedagógico, é preciso lembrar que é principalmente por meio das interações – com seus pares e com adultos, em grandes grupos e pequenos grupos – e nas brincadeiras que bebês e crianças aprendem.

5.Campos de experiências

A Educação Infantil na BNCC aponta para a organização de práticas abertas às iniciativas, desejos e formas próprias de agir das crianças que, mediadas pelo professor, constituem um contexto rico de aprendizagens significativas. Os Campos de experiências são um arranjo curricular que organiza e integra brincadeiras, observações, interações que acontecem na rotina da creche/escola. Dão intencionalidade para as práticas pedagógicas e colocam a criança no centro do processo.

6.Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto noções, afetos, habilidades, atitudes e valores quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento. Esses objetivos vão evoluindo de acordo com a faixa etária: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.

 

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