Em um cenário educacional marcado por desafios e constantes mudanças, a recomposição das aprendizagens com a BNCC se destaca como uma estratégia fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Baseada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa prática visa corrigir lacunas de conhecimento e habilidades que podem surgir ao longo do processo educacional.
Isso é especialmente importante em contextos de vulnerabilidade ou após períodos de interrupção das aulas, como os observados durante a pandemia de COVID-19 e em locais afetados por desastres climáticos como os que ocorreram no Rio Grande do Sul, Amazonas e Maranhão, para citar os exemplos mais recentes.
Em resposta a essa necessidade, o governo federal lançou o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. A iniciativa foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), entes nacionais, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e parceiros técnicos.
O objetivo do pacto é oferecer apoio financeiro e técnico para estados e municípios implementarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem. Para a adaptação dos referenciais curriculares de cada etapa de ensino da Educação Básica, o pacto orienta que as redes mantenham a coerência com a BNCC, garantindo o desenvolvimento de competências e habilidades nela indicadas:
“[…]Tão importante quanto reconhecer quais as aprendizagens estão definidas pela BNCC, é essencial conceber currículo também como a forma como se organiza o ensino, sobretudo quando o foco está na formação integral e na promoção das aprendizagens de todos(as) estudantes.” – Guia de implementação do MEC
A implementação de uma política focada em recomposição de aprendizagens com a BNCC é de extrema importância e já vinha sendo defendida pelo Movimento pela Base e outras instituições ligadas à educação. Os próximos passos para a viabilização dessa estratégia irão requerer ações ligadas à avaliação diagnóstica, à adaptação dos currículos e ao uso de metodologias ativas para identificar e sanar as lacunas de forma eficiente. A longo prazo, esse esforço colaborativo entre escolas, educadores, governos e a comunidade escolar pode transformar a trajetória educacional de milhares de crianças e jovens, preparando-os para enfrentar os desafios futuros com competência e autonomia.
Recomposição de aprendizagens e integração com a BNCC: materiais de apoio
A BNCC é o documento norteador para o currículo das escolas brasileiras, e estabelece um conjunto de competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica. No entanto, devido a fatores como desigualdades socioeconômicas, falta de recursos e mudanças abruptas no ensino, muitos estudantes podem ficar aquém dessas expectativas. Nesse contexto, a recomposição de aprendizagens se torna essencial para assegurar que todos os alunos tenham chance de desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Mas como garantir que crianças e jovens aprendam o que é esperado na escola? Para ajudar nessa questão, o MEC lançou no âmbito do pacto um guia para a implementação das ações de recomposição. O material oferece uma série de direcionamentos nesse sentido, abordando temas como governança, reorganização do referencial curricular, avaliações e mediações pedagógicas, formação, adaptação de materiais e ações para ampliar a comunicação e o engajamento.
Dentre as indicações de leitura, o guia referencia o Movimento pela Base em dois momentos. Primeiro, com a campanha Recompondo o Futuro. Lançada em 2023, ela fez um chamado aos educadores e às redes de ensino para garantir que todos os estudantes desenvolvam os conhecimentos e habilidades essenciais para vida pessoal e profissional.
Em um segundo momento, o guia do MEC indica o Material de apoio ao professor para recomposição das aprendizagens dos estudantes. Elaborado em parceria entre Movimento pela Base, Associação Nova Escola e Instituto Reúna, com o objetivo de apoiar a recomposição das aprendizagens focais no Ensino Fundamental, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, esse documento gratuito oferece caminhos práticos para a recomposição.
Baixe os dois materiais indicados clicando nas imagens a seguir. Eles são uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre essa prática educacional que promete ser destaque nos próximos ciclos letivos: