As crianças aprendem descobrindo o mundo, por meio das brincadeiras e das interações – com seus pares, com adultos, com o espaço, com os mais diferentes objetos. Para que elas construam conhecimento e se desenvolvam, na Educação Infantil é papel do professor oportunizar práticas pedagógicas que sejam vividas como experiências e potencializar contextos de reflexão sobre elas.
Confira as fichas técnicas dos 5 materiais para apoiar a prática do professor na Educação Infantil
Na Educação Infantil, os materiais didáticos tem um papel importante de apoio aos docentes, apresentando possibilidades, reflexões, inspirações e questionamentos que podem enriquecer o planejamento de atividades e o aprimoramento da prática. Por isso, o professor deve considerar intencionalmente contextos que promovam a pluralidade e a diversidade de experiências a serem vividas pelas crianças, assim como manter uma escuta ativa
Selecionamos 5 materiais que podem ajudar professores e gestores e que podem ser usados em formações, momentos de estudo individual ou de compartilhamento com pares. Os materiais são apresentados neste documento, por meio de fichas técnicas que trazem detalhes sobre a organização das publicações e sugestões de uso, além de mostrar as relações com a BNCC e com os Campos de Experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
- ESCUTA E OBSERVAÇÃO DE CRIANÇAS: PROCESSOS INSPIRADORES PARA EDUCADORES – Organizado por Adriana Friedmann. Produzido pelo Centro de Pesquisa e Formação Sesc, 2018
- PARA PENSAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Organizado por Simone Santos de Albuquerque,
Jane Felipe e Luciana Vellinho Corso. Editora Evangraf, 2019 - PARÂMETROS NACIONAIS DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: APOIANDO CONTEXTOS DE
INTERAÇÕES, BRINCADEIRAS E LINGUAGENS PROMOTORES DAS APRENDIZAGENS E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS – Desenvolvido pela Escola de Educadores, com a autoria da especialista em Educação, Dra. Beatriz Ferraz. Iniciativa do Movimento Pela Base e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio da Undime, 2020 - REVISTA “EM ABERTO”: PEDAGOGIA DO COTIDIANO NA (E DA) EDUCAÇÃO INFANTIL, 2017 – Desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP). - QUEM ESTÁ NA ESCUTA? DIÁLOGOS, REFLEXÕES E TROCAS DE ESPECIALISTAS QUE DÃO VEZ E VOZ
ÀS CRIANÇAS – Idealizado pelo “Mapa da Infância Brasileira”, 2016.
Confira as fichas completas por material acessando aqui publicação em PDF.