A BNCC tem como fio condutor 10 Competências Gerais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, ou seja, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Essas competências visam assegurar aos alunos uma formação humana integral e, por isso, não constituem um componente em si. Não há uma aula específica para trabalhá-las. Ao contrário: elas devem ser tratadas de forma transdiciplinar, pulverizadas por todos os componentes.
Entenda o que são as Competências Gerais:
Na BNCC, cada Competências Geral é definida como ” a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
O Movimento Pela Base deu apoio técnico à criação de um curso online, gratuito e com certificação sobre as Competências Gerais. O curso foi elaborado pela Nova Escola em parceira com a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare. A ideia é orientar o planejamento de práticas pedagógicas que trabalhem com as Competências ao longo de toda Educação Básica.
O Movimento Pela Base preparou também, em parceria com a organização Center for Curriculum Redesign, a publicação “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”. Com orientações técnicas que trazem boas referências, o documento ajuda a definir alguns marcos, que permitem acompanhar a progressão das competências ao longo dos anos escolares e saber como elas evoluem. E demos apoio para que nossos parceiros do Porvir construíssem a plataforma Competências na BNCC, que ajuda a conectar as habilidades de todos os componentes às 10 Competências Gerais.
Veja também: A utilização da documentação pedagógica na Educação Infantil a partir dos conceitos da BNCC
Veja também: Materiais sobre a Educação Infantil alinhados à BNCC.
Clique aqui para baixar o documento.
Produzimos também a série As Competências Gerais no currículo. São 10 vídeos explicando como inserir e trabalhar cada uma das competências gerais nos documentos curriculares. Indicando com que áreas do conhecimento cada uma delas está mais intimamente relacionada, trazendo exemplos de práticas pedagógicas e de que habilidades devem ser inseridas nos currículos, é possível ter uma visão mais concreta de como as competências gerais vão estar presentes na formação dos alunos.
Assista aos vídeos – As Competências Gerais no currículo
Outro material relevante, também produzido Movimento pela Base, é o Caminhos para a Educação Integral. É um documento direcionado a professores, gestores escolares, técnicos de secretarias e formadores de gestores e de professores. Seu objetivo é trazer consensos sobre o que é essencial para a implementação da educação integral por redes e escolas.
Confira também: Guia de educação integral para currículos do Instituto Ayrton Senna