A pré-escola é a primeira etapa da Educação Básica e é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Com o fechamento das escolas durante a pandemia, muito foi perdido em aprendizagens essenciais e, recompor essas aprendizagens é urgente e essencial para garantir que o estudante se desenvolva e tenha acesso a uma educação de qualidade e com equidade. 

Para refletir sobre o assunto, recebemos quatro especialistas para uma transmissão ao vivo, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Durante a conversa, os convidados traçaram um panorama da pré-escola no Brasil atualmente, sobre as perdas de aprendizagem das crianças durante a pandemia e sobre as possibilidades de trabalho de secretarias e escolas para a recomposição das aprendizagens. Os especialistas compartilharam suas expectativas e recomendações para os novos governos estaduais e para o governo federal.  

Durante a transmissão, os especialistas falaram ainda sobre a pesquisa “Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais pós-pandemia”, recém-divulgada pelo Instituto Maria Cecília Souto Vidigal, que revelou importantes dados sobre a etapa. 

Os convidados foram: 

  • Herbert Lima, Secretário Municipal de Educação de Sobral (CE);
  • Mariane Campelo Koslinski, professora da Faculdade de Educação da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais;
  • Raphael Marques, Analista de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal;
  • Tiago Bartholo, Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Educação).

 

Acompanhe alguns dos momentos importantes da transmissão:

Acesso e qualidade do ensino

Thiago Bartholo fala sobre como está o acesso à educação infantil no Brasil e Mariane Campelo Koslinski explica sobre a qualidade do ensino oferecido para a etapa no país. 

 

Avaliações 

Raphael Marques fala sobre a importância das avaliações na Educação Infantil 

Estudo realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Especialistas explicam o estudo recém-divulgado que foi conduzido pelo Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da UFRJ, com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e do município de Sobral/CE. A pesquisa encontrou evidências inéditas sobre a recomposição parcial do aprendizado na educação infantil no pós-pandemia.

Currículo de Sobral

Secretário Municipal de Educação de Sobral, Herbert Lima, fala sobre o currículo da Educação Infantil na cidade.

 

Estratégias para a recomposição

Herbert Lima lista 8 estratégias e ações adotadas em Sobral para garantir a recomposição das aprendizagens. 

Recomendações para os novos governos

Mariane e Raphael falam sobre os caminhos que o governo federal e os governos estaduais devem seguir para garantir a educação infantil 

 

Assista ao vídeo completo aqui:

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