A pré-escola é a primeira etapa da Educação Básica e é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Com o fechamento das escolas durante a pandemia, muito foi perdido em aprendizagens essenciais e, recompor essas aprendizagens é urgente e essencial para garantir que o estudante se desenvolva e tenha acesso a uma educação de qualidade e com equidade.
Para refletir sobre o assunto, recebemos quatro especialistas para uma transmissão ao vivo, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Durante a conversa, os convidados traçaram um panorama da pré-escola no Brasil atualmente, sobre as perdas de aprendizagem das crianças durante a pandemia e sobre as possibilidades de trabalho de secretarias e escolas para a recomposição das aprendizagens. Os especialistas compartilharam suas expectativas e recomendações para os novos governos estaduais e para o governo federal.
Durante a transmissão, os especialistas falaram ainda sobre a pesquisa “Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais pós-pandemia”, recém-divulgada pelo Instituto Maria Cecília Souto Vidigal, que revelou importantes dados sobre a etapa.
Os convidados foram:
- Herbert Lima, Secretário Municipal de Educação de Sobral (CE);
- Mariane Campelo Koslinski, professora da Faculdade de Educação da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais;
- Raphael Marques, Analista de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal;
- Tiago Bartholo, Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Educação).
Acompanhe alguns dos momentos importantes da transmissão:
Acesso e qualidade do ensino
Thiago Bartholo fala sobre como está o acesso à educação infantil no Brasil e Mariane Campelo Koslinski explica sobre a qualidade do ensino oferecido para a etapa no país.
Avaliações
Raphael Marques fala sobre a importância das avaliações na Educação Infantil
Estudo realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Especialistas explicam o estudo recém-divulgado que foi conduzido pelo Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da UFRJ, com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e do município de Sobral/CE. A pesquisa encontrou evidências inéditas sobre a recomposição parcial do aprendizado na educação infantil no pós-pandemia.
Currículo de Sobral
Secretário Municipal de Educação de Sobral, Herbert Lima, fala sobre o currículo da Educação Infantil na cidade.
Estratégias para a recomposição
Herbert Lima lista 8 estratégias e ações adotadas em Sobral para garantir a recomposição das aprendizagens.
Recomendações para os novos governos
Mariane e Raphael falam sobre os caminhos que o governo federal e os governos estaduais devem seguir para garantir a educação infantil
Assista ao vídeo completo aqui: