Redes de EI e EF

Acompanhamento do trabalho do professor pela secretaria de Mundo Novo (BA) 

Boas práticasCurrículos de EI e EFEmbaixadores da BNCC

Ana Lúcia Miranda dos Santos, embaixadora da BNCC e técnica da Secretaria de Educação de Mundo Novo, na Bahia, estruturou um plano de acompanhamento das formações continuadas dos profissionais da educação para realizar ao longo de 2021. “Embora o foco dos encontros seja o professor, envolvemos supervisores, coordenadores e gestores para criar um grupo rico para trocas, estudo e reflexões. Articulamos os assuntos tratados ao currículo municipal, ao referencial curricular baiano e à BNCC”, diz. Entre os temas, avaliação, o papel do professor na aprendizagem, tendências pedagógicas, educação integral, projetos, direitos de aprendizagem, campos de experiência, leitura, escrita e documentação pedagógica.  

A secretaria faz o acompanhamento das aulas, verificando se as formações influenciam a prática dos professores. “É muito rico estar presente no contexto de trabalho cotidiano, ver a rotina e apoiar o professor quando preciso. Nem sempre todos se sentem à vontade para receber a equipe da secretaria na sala de aula, compartilhar seu trabalho e espaço. Mas procuramos conquistar a confiança dos profissionais e mostrar que os técnicos são parceiros da escola”, conta a técnica.  

A secretaria procura manter uma escuta atenta e dar devolutivas individuais a cada professor, atendendo necessidades específicas. As formações estão em constante ajuste, como conta Ana Lúcia: “Ouvimos críticas e sugestões, procuramos adequar as intervenções feitas e estar atentos à participação de cada um. Queremos que os professores sejam atendidos em suas necessidades e que o apoio da secretaria faça a diferença”. 

Na rede de Mundo Novo, os profissionais da educação participaram da construção do currículo municipal, então têm familiaridade com o que está previsto no documento e aos poucos o colocam em prática. “Os professores estão apropriados com o que diz a BNCC e sentem que o currículo representa a realidade local. Notamos que os educadores estão mais autônomos em atuar levando em conta as competências gerais e socioemocionais, e vemos melhorias claras na educação infantil e na formação dos professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As mudanças trazidas pela BNCC vieram para melhor”, indica. 

 

Plano de Ação

O plano de ação de Ana Lúcia tem como objetivo o acompanhamento, monitoramento e avaliação do processo formativo dos professores realizado na rede municipal de Mundo Novo pelas equipes de supervisores e coordenadores. Leia o que Ana levou em conta para alcançar seus objetivos:

  1. Estruturação das formações como espaço de estudo, apropriação de novos saberes e reflexão sobre as práticas;
  2. Criação de um ambiente de protagonismo e autonomia dos profissionais envolvidos no processo formacional;
  3. Realização de visitas às unidades escolares, para verificar o impacto das formações no trabalho docente, com o objetivo de que os alunos desenvolvam as habilidades e competências esperadas;
  4. Escuta dos participantes sobre as formações, com alterações no formato e conteúdo, quando necessário;
  5. Possibilidade de outros momentos de formação, se necessário, para garantia das proposições da BNCC.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho da Embaixadora

Indicadores de EI/EF da Bahia

Indicadores de EI/EF de Mundo Novo

Reportagem sobre formação continuada em Itaoca (SP)

Últimas