Políticas nacionais

Documento aponta princípios fundamentais para garantir alinhamento das avaliações à BNCC e ao Novo Ensino Médio

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As avaliações são um instrumento importante para verificação e acompanhamento da qualidade da Educação. E, no caso da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, funcionam não apenas como políticas indutoras, que ajudam a consolidar na prática as aprendizagens propostas, servindo de apoio ao trabalho pedagógico, como também são ferramentas poderosas para avaliar com qualidade se os direitos de aprendizagem propostos estão sendo cumpridos na prática.

Mas, para que isso aconteça, é necessário garantir uma diversidade de instrumentos de avaliação alinhados à proposta da BNCC e do Novo Ensino Médio, que sejam articulados e coerentes entre si. Para apoiar esse processo, lançamos o documento Visões e princípios do Movimento pela Base para o alinhamento das avaliações à BNCC e ao Novo Ensino Médio, que estabelece cinco princípios fundamentais que podem orientar o processo de alinhamento das avaliações. São eles:

  1. Compor um sistema de avaliações coerente que promova e monitore as perspectivas pedagógicas de aprendizagem da BNCC e do Novo Ensino Médio.
  2. Captar a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores (as competências).
  3. Monitorar e promover os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil.
  4. Alinhar e desenvolver ferramentas para promover aprendizagens complexas nas avaliações em larga escala.
  5. Acompanhar a flexibilidade do Novo Ensino Médio e apoiar os jovens em seus projetos de vida.

Confira aqui o sumário executivo, com o resumo documento.

E aqui um sumário com o resumo dos cinco princípios.

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