A sociedade brasileira é fortemente marcada pelo racismo estrutural. Um dos papéis desempenhados pela educação deve ser justamente o de combater o racismo e qualquer tipo de expressão de preconceito, além de valorizar a contribuição histórica dos diversos povos brasileiros, suas características e suas memórias.
A Lei 10.639, de 2003, que inclui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras no currículo das redes de ensino completa 20 anos e é um grande marco na educação antirracista. Mas muito ainda precisa ser debatido e colocado em prática no dia a dia para garantir a equidade na educação.
A educação antirracista existe para dar visibilidade ao debate, para proteger as crianças e adolescentes do racismo e garantir que todos e todas tenham garantido seu direito desenvolvimento integral.
Aqui no Observatório reunimos uma série com 36 materiais, práticas, vídeos e iniciativas de diversos autores e instituições que vão te ajudar a entender melhor sobre a educação antirracista e a compreender na prática como contribuir para o fortalecimento das culturas e a preservação das histórias dos diferentes povos. Clique no formulário acima e faça download do seu exemplar!
Conheça a experiência da professora que venceu o Prêmio LED com um projeto sobre educação antirracista
Vitalina Silva é professora de Língua Portuguesa do 8o ano no Centro Educacional Maria Quitéria (Camaçari/BA). Com um projeto sobre educação antirracista, ela venceu o Prêmio LED 2023. O Movimento pela Base entrevistou a educadora e gravou três vídeos em que conta esta experiência. Assista abaixo!
Parte 1 – Vitalina explica como o projeto nasceu dentro da escola e como a equipe se envolveu para seu desenvolvimento.
Parte 2 – Vitalina relata o processo de execução do projeto e a participação e identificação dos alunos com as histórias africanas.
Parte 3 (final) – Vitalina mostra como o projeto foi vivenciado pelos estudantes que foram os grandes protagonistas do trabalho, participando ativamente de todas as etapas.
E assista também a transmissão sobre educação antirracista realizada em março com Ivanilda Amado Cardoso, analista de pesquisa e avaliação do Instituto Unibanco que atua com equidade racial, e Joana Oscar, técnica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que trabalha com relações étnico-raciais. Clique aqui!