A proposta da BNCC para a Educação Infantil se apoia na garantia de seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: brincar, explorar, expressar, participar, conviver e conhecer-se.
Eles ajudam o professor a compreender como as crianças aprendem e a planejar o cotidiano e os contextos de aprendizagem. Para apoiar esse trabalho, selecionamos 7 materiais que ajudam a contemplar os direitos de aprendizagem ao planejamento do cotidiano:
Confira o documento completo com as fichas técnicas dos 7 materiais para apoiar o planejamento que contemple os direitos de aprendizagem
- Caderno Brincar, vol. 1: Propostas de reflexão sobre brincadeiras e práticas inclusivas para professores da Educação Infantil
- Campos de Experiências: Efetivando direitos de aprendizagem na Educação Infantil – e a versão resumida em PDF interativo
- Nota 10 primeira infância – Volume 1 – 0 a 3 anos e Volume 2 – 4 a 6 anos
- Percurso Formativo: primeiros passos – Pauta Formativa 2: Eixos estruturantes e direitos de aprendizagem e desenvolvimento
- Programa Educação Infantil: Cuidados, saúde e bem-estar
- Protagonismo: A potência de ação da comunidade escolar
- Retorno à creche e à escola: Direitos das crianças, suas famílias, suas/seus educadoras/es – gestoras/es, professoras/es e funcionárias/os
Confira as fichas completas por material acessando aqui publicação em PDF. O documento faz parte de uma curadoria de materiais para apoiar o trabalho de professores e gestores da Educação Infantil – veja a lista completa aqui.