A parte sobre Educação Infantil na BNCC foi pensada para contemplar seis direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, explorar, participar, expressar-se e conhecer-se. Esses direitos estão relacionados às 10 Competências Gerais que regem todo o documento.
A partir desses seis direitos de aprendizagem foram estruturados cinco Campos de Experiências, que devem ser trabalhados de forma integrada. Os Campos de Experiências colocam a criança no centro do processo de aprendizagem, a partir do princípio de que a imersão em práticas sociais e culturais, criativas e interativas promove aprendizados significativos. Sendo assim, é papel do professor planejar essas experiências com intencionalidade pedagógica. Além disso, cada Campo de Experiência define objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para cada faixa etária.
Entenda como estão organizados os Campos de Experiências na Educação Infantil
Além disso, a BNCC define a brincadeira e a interação como eixos estruturantes da prática pedagógica:
“as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.”
Confira os principais pontos sobre a estrutura e as determinações da BNCC para a Educação Infantil:
Confira materiais que apresentam os Campos de Experiências da BNCC e ajudam a colocá-los em prática:
Campos de Experiências – ebook
Apresenta as discussões e reflexões que inspiram a organização de atividades pedagógicas a partir dos Campos de Experiências. A ideia é conhecer a teoria por trás desse arranjo e entender como colocá-lo em prática a partir dos próprios direitos de aprendizagem que o fundamentam. O documento foi elaborado pela especialista Zilma de Oliveira, professora livre-docente da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da USP e pesquisadora junto ao CINDEDI – Centro de Investigação sobre o Desenvolvimento e a Educação Infantil.
Conheça também o resumo interativo da publicação.
BNCC da Educação Infantil
Material para apoiar a construção de Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) alinhados à BNCC. Também é um ótimo documento de apoio para o planejamento e execução da formação continuada dos professores e para aqueles que buscam maior compreensão acerca das propostas da BNCC para a Educação Infantil.
Educação Infantil: Conheça o documento que conecta os Parâmetros Nacionais da Qualidade da EI à BNCC
Veja também o que a BNCC determina para as áreas de: