28 de maio é o Dia Mundial do Brincar. Uma data que vem sendo cada vez mais celebrada por escolas e organizações dedicadas à causa da primeira infância e à educação. A proposta da BNCC da Educação Infantil trata o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que pautam os Campos de Experiências. Isso significa que esses direitos precisam estar garantidos em cada um dos cinco Campos: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestores e movimentos e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
A brincadeira também aparece como eixo estruturante da proposta para Educação Infantil, ao lado das interações. Isso porque é brincando e interagindo com seus pares e adultos que as crianças aprendem e se desenvolvem: fazem descobertas, exploram possibilidades, ampliam seu repertório.
O brincar pode proporcionar às crianças aprendizagens com sentido e significado. Para potencializar essas experiências, é preciso que os professores atuem com intencionalidade pedagógica na organização dos espaços e no planejamento das atividades.
Confira abaixo 5 materiais para apoiar professores e gestores nessa missão:
- Aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras –
- Brincadeiras de criança: brinquedos e brincadeiras para crianças pequenas
- Brincar: Por que as brincadeiras deveriam ser parte da vida de todas as crianças?
- Brinquedos e brincadeiras de creche: Manual de orientação pedagógica
- Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos
Saiba mais em:
Educação Infantil: 7 materiais para colocar em prática os direitos de aprendizagem e desenvolvimento
Eixos das práticas pedagógicas: interações e brincadeiras