“Meu nome é José Flávio Rodrigues Siqueira e atuo na Coordenadoria de Correção de Fluxo na Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul desde 2019. Sou professor de Ciências e Biologia há 17 anos e desde 2021 faço parte do grupo de Embaixadores da BNCC. Neste texto, tenho como objetivo apresentar as iniciativas de oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) operacionalizadas na rede estadual de ensino, bem como problematizar os desafios enfrentados para manutenção da qualidade de ensino para jovens, adultos e idosos em Mato Grosso do Sul.
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Neste momento, a Educação de Jovens e Adultos na rede estadual de ensino tem oferta presencial e a distância, por meio de projetos. No atendimento presencial, o curso “Conectando Saberes” desenvolve os conhecimentos relativos ao Ensino Médio em 4 módulos distribuídos em 2 anos, sendo cada módulo cursado em um semestre. Cinco pontos importantes a destacar na EJA em Mato Grosso do Sul são:
– Organização dos conhecimentos já em habilidades, como orientado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
– Organização dos conhecimentos por eixos temáticos que favorecem a transversalidade e a interdisciplinaridade;
– O tempo modular que reduziu, mesmo que ainda incipiente, as taxas de reprovação, abandono e evasão;
– O pré-conselho, ou seja, reunião em que os docentes de cada escola verificam as aprendizagens dos estudantes após 50% do cumprimento da carga horária para discussão e replanejamento do módulo a partir dos resultados avaliativos em andamento;
– A existência de Períodos de Estudos para o desenvolvimento pessoal e profissional em serviço dos docentes que atuam no curso.
Na educação a distância para EJA, o curso “Acesso ao Saber” promove a flexibilização do espaço e tempo para a conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. A partir de Ambiente Virtual de Aprendizagem e do acompanhamento dos professores especialistas, o estudante da EJA realiza 80% da carga horária a distância, por meio de material didático, vídeos, fóruns, exercícios e mediação pedagógica, e 20% da carga horária presencial, por meio da realização das atividades avaliativas. Faço quatro destaques:
– A matrícula é realizada na etapa de ensino e a qualquer período do ano;
– Há o aproveitamento dos estudos para o posicionamento do estudante em unidades curriculares;
– O tempo de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio é personalizado;
– Há previsão para encontros presenciais, tanto coletivos quanto individuais, com os professores para que o estudante possa sanar dúvidas, revisar conhecimentos, aprofundar a teoria e praticar, quando necessário.
Julgo oportuno dizer que ambos os projetos possuem desafio para a sua operacionalidade, quais sejam:
– No presencial: ainda enfrentamos dificuldades com a manutenção das turmas nos inícios dos módulos, pois muitos dos estudantes buscam a escola em tempos que não correspondem com o período de organização da rede e das matrículas. Como estratégia para minimizar essa situação, foram pensados o planejamento antecipado e a divulgação da oferta para a comunidade com o ano letivo em andamento. Os professores que atuam no curso são, majoritariamente, contratados por processo seletivo simplificado que não prevê as especificidades da modalidade, ocasionando da equipe de assessores e da coordenação pedagógica mais atenção para o processo formativo dos docentes, sobretudo para as estratégias metodológicas e os instrumentos avaliativos.
– Na educação a distância: não conseguimos integrar todos os sistemas utilizados pela Secretaria com o AVA, demandando alguns instrumentos de rotina on-line e off-line. Ainda, temos o desafio de estudantes com matrícula, mas não com desenvolvimento no curso, ocasionado, a princípio por demanda do trabalho que exige a matrícula, mas não a frequência. Para esta situação, tem-se aplicado as estratégias de Busca Ativa.
Reforço que o meu esforço enquanto Coordenador e da equipe da EJA na SED/MS é para o cumprimento das metas 7 e 8 do Plano Estadual de Educação. Agora, no que se refere a minha atuação como Embaixador, está a promoção da atualização dos cursos de EJA para o alinhamento à BNCC. Sobre isso, posso adiantar, o estado de Mato Grosso do Sul está em processo de lançamento do Currículo de Referência da Educação de Jovens e Adultos que orientará as próximas atualizações dos cursos de EJA da rede, haja vista seu alinhamento à BNCC.
Por fim, não perdendo de vista o Plano Estadual de Ensino, iniciaremos o cumprimento da meta 10, qual seja a EJA integrada à educação profissional. Em 2023 ofertaremos o curso “EJA Qualifica”. Este, já alinhado ao novo Currículo e com itinerários formativos de qualificação profissional endereçados à 10 municípios que estão em franco desenvolvimento econômico e industrial. Destaco no processo de criação do curso “EJA Qualifica” a escuta aos estudantes da EJA; a escuta a sociedade; o alinhamento da proposta educacional às demandas do setor produtivo; a escuta do setor produtivo; e a personalização da oferta da qualificação profissional.
Para finalizar, esclareço que todos estes cursos possuem versões adequadas às populações específicas, por exemplo: projeto de curso de EJA presencial e com integração à qualificação profissional para os indígenas e para o campo; e projeto de curso de EJA EAD e com integração à qualificação profissional para os privados de liberdade.”