Você já sabe que a BNCC, Base Nacional Comum Curricular, vale para toda a Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Sabe também que ela determina as aprendizagens essenciais que são direito de todos os estudantes, indicando os conhecimentos, habilidades e competências que devem ser desenvolvidos em cada etapa. Mas, para colocá-la em prática, é preciso mobilização, dedicação e conhecimento de muita gente.

Desde a aprovação do texto para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, em dezembro de 2017, esse trabalho vem sendo feito por centenas de profissionais nas secretarias de educação de todo o Brasil, que se debruçam sobre a reelaboração dos currículos alinhados à BNCC, repensam a formação de professores, apoiam as escolas na adequação dos Projetos Políticos Pedagógicos e ainda atuam para a recomposição das aprendizagens afetadas pela pandemia de covid-19.

Para compartilhar boas práticas de como esses processos vêm sendo conduzidos e apresentar experiências diversas em todas as regiões do país, apresentamos os Embaixadores da BNCC, um grupo formado por profissionais da educação de redes municipais e estaduais de todo o Brasil mobilizados pela mesma causa que acreditamos: a implementação da BNCC como caminho para garantir uma educação de qualidade e com mais equidade.

A iniciativa começou no ano passado (clique aqui para conhecer os Embaixadores de 2021) e, este ano, passou a contar com novos integrantes que se juntam ao grupo para enriquecer a discussão. Um dos principais objetivos do projeto é mostrar que as políticas públicas precisam de reflexões constantes para avanço no trabalho, e as trocas de experiências entre os Embaixadores colaboram para identificar caminhos para resolver as dificuldades apresentadas em cada rede.

A diversidade é uma característica importante do grupo dos Embaixadores. Temos representantes de diferentes territórios que, além da experiência com a adequação dos referenciais curriculares à BNCC, trazem na bagagem vivências diversas, seja em redes de grande porte e em redes menores; em escolas ribeirinhas e quilombolas; em grandes centros urbanos ou em zonas rurais. A ideia da iniciativa é estabelecer um fórum para troca de boas práticas de implementação, mostrando caminhos possíveis e que inspirem.

Conheça abaixo as histórias de cada embaixador da BNCC e acompanhe as novidades sobre o programa pelas nossas redes sociais:


O currículo com foco na cultura local de Quijingue (BA) – Arigésica Andrade Moura

Formação continuada em Goiânia (GO) com foco na alfabetização – Maria Rita de Paula Ribeiro

Adequações no currículo e nas orientações para a Educação Infantil em Araguaína (TO) – Lucileda Vieira Sobrinho

Adequação dos projetos político pedagógicos ao currículo em Carmo do Cajuru (MG) – Juliana Gomes Chagas

Em Canarana (MT), o estudo da BNCC e do currículo é constante – Elaine Noeli Elsenbach

Regime de colaboração no estado de Santa Catarina para construção dos currículos -Sônia Fachini

Formação continuada dos professores alinhada ao currículo em Igarassu (PE) – Fábio Belarmino

A implementação do currículo em Brasiléia (AC) – Jesus Bispo

O percurso para a construção do currículo de São Francisco de Paula (RS) – Simone Mumbach

Formação dos educadores alinhada ao currículo em João Neiva (ES)– Claudia Rampinelli

Currículo comum para nove municípios do Maranhão – Maria Gorethi dos Santos Camelo

Parceria no Mato Grosso do Sul para elaboração do currículo e formação dos professores – José Flávio Rodrigues Siqueira

Ações articuladas entre rede estadual e municípios do PiauíGabriela Santos Oliveira

Em Santos (SP), investigação e pesquisa de olho nas habilidades e competências – Fabrício Cruz

Formação continuada para os coordenadores pedagógicos de Almirante Tamandaré (PR) – Vera von Kriger