Redes de EI e EF

Em Aracaju (SE), recuperação das aprendizagens e tecnologia para o professor

Boas práticasCurrículos de EI e EFEmbaixadores da BNCC

Ana Débora Lima de França, técnica da secretaria municipal de Aracaju, em Sergipe, e participante do Grupo de Embaixadores da BNCC, diz que a BNCC e o currículo local têm sido importantes para direcionar o trabalho dos docentes mesmo com a pandemia. Em 2020, a secretaria realizou a priorização curricular, selecionando as aprendizagens essenciais que deveriam ser garantidas aos estudantes. 

Em 2021, o trabalho de Ana procurou estar direcionado para a recuperação das aprendizagens (e a contratação de substitutos já começou a ser feita para apoiar os educadores de cada turma) e para um projeto de incentivo ao uso de equipamentos tecnológicos chamado “Professor On”. Para participar, o educador deve apresentar metas de aprendizagem dos estudantes e indicadores para acompanhá-las, mostrando melhores resultados de aprovação, menor taxa de abandono e melhoria na proficiência para Língua Portuguesa e Matemática no Ideb. Aqueles que alcançam as metas recebem verbas para aquisição de smartphones, notebooks, tablets e apoio ao acesso à internet. “A pandemia provocou as redes de ensino no uso de tecnologias digitais para realizarem ensino remoto, e  essa demanda não vai se encerrar mesmo com o retorno ao ensino presencial”, acredita Ana Débora.

 

O plano de ação de Ana Débora tem foco em duas atividades. Veja como a embaixadora está estruturando seu trabalho:

1)    Criação do Professor On, o que inclui: criar comissão de organização da iniciativa; acompanhar as iniciativas e indicadores; realizar a entrega da verba.

2)    Implementação do programa de recuperação da aprendizagem no modelo de tutoria pedagógica, o que inclui: elaborar e validar o programa com a Secretaria; contratar e capacitar professores substitutos; divulgar para gestores e professores; entregar material para os alunos; iniciar projeto nas escolas e na SEMED; promover sistema de acompanhamento e monitoramento da aprendizagem por meio de avaliação sistemática; realizar formação de professores para alinhamento curricular.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho da Embaixadora

Vídeo em que Ana Débora participou

Indicadores de EI/EF de Sergipe

Indicadores de EI/EF de Aracaju

 

Últimas