Redes de EI e EF

Formação dos professores para avançar na implementação do currículo em Brasiléia (AC)

Boas práticasCurrículos de EI e EFEmbaixadores da BNCC

O trabalho do Embaixador da BNCC Antonio Jesus de Souza Bispo, técnico da secretaria municipal de educação de Brasiléia, no Acre, incluiu em 2021 diversos desafios e mudanças de rumo, ainda em consequência da pandemia. Escolas fechadas, aulas remotas, atividades impressas, busca ativa para manter o vínculo dos estudantes com a educação, entrega de kits de alimentação, adequações aos protocolos sanitários, diálogo com as famílias para o retorno presencial e planejamento da acolhida das turmas na escola exigiram empenho de Jesus Bispo e seus colegas.

A formação dos professores promovida pela secretaria procurou trazer reflexões para o enfrentamento das desigualdades aprofundadas na pandemia e teve como foco a alfabetização (abordando o ensino remoto para as turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental) e a educação infantil (escuta, planejamento, reflexão e avaliação, tendo a BNCC e o currículo como pano de fundo). “Notamos que a BNCC tem uma grande aceitação pelos professores, mas nem todos têm clareza sobre as especificidades do referencial curricular do Acre”, conta Jesus. 

Seguindo pautas de acompanhamento para monitorar o uso do currículo, coordenadores pedagógicos e técnicos da secretaria veem como a implementação desse documento está sendo feita na prática pelo professor e dão suporte a quem mais precisa. “Com as escolas de zona rural e multisseriadas, as ações mensais foram presenciais: estudamos, identificamos materiais de apoio e refletimos sobre como o educador deve realizar atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades dos estudantes”, diz. 

Ainda em 2021, a equipe da secretaria, em parceria com as escolas, realizou a priorização curricular do que precisa ser abordado neste e no próximo ano. “Todas as habilidades e competências são muito importantes, e selecionar realmente é desafiador. Mas estamos juntos e o trabalho continua: professores, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias são parceiros”, afirma o técnico e embaixador da BNCC no Acre.

 

Plano de Ação

O plano de ação estabelecido por Jesus Bispo no Programa de Embaixadores da BNCC tem como objetivo monitorar o uso do currículo nas escolas, mapear as dificuldades dos professores e refletir sobre as práticas pedagógicas, de acordo com a BNCC e o referencial curricular estadual e com foco no protagonismo docente. Conheça as ações planejadas:

  1.   Envolvimento da equipe técnica da secretaria de educação para grupos de estudo sobre BNCC, referencial curricular e materiais de apoio à implementação;
  2.   Apresentação do currículo para equipes gestoras das escolas, enfatizando as mudanças pedagógicas incluídas no documento, e grupo de estudo para os professores sobre a BNCC;
  3.   Monitoramento do uso do currículo nas escolas ao longo do ano, mapeando as dificuldades e oferecendo suporte para o planejamento dos professores, com materiais de apoio ou formações organizadas de acordo com os anos em que atuam;
  4.   Ações contínuas de reflexão sobre a prática docente para constante aprimoramento.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho do embaixador

Indicadores de EI/EF do Acre

Indicadores de EI/EF de Brasiléia 

Reportagem sobre volta às aulas em Caruaru (PE)