Durante sua participação no programa Audiência Pública, da rádio CBN Amazônia, o Gerente de Articulação do Movimento pela Base, João Paulo Cêpa, falou sobre o cenário educacional brasileiro.

Semanalmente, o programa tem abordado a série de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, agenda 2030. Nesta semana, o quadro focou no quarto ODS: Garantir e assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas.

Sobre os desafios educacionais, João Paulo Cêpa pontuou a defasagem das aprendizagens.

“Quando a gente fala de direito de aprendizagem, estamos falando das aprendizagens que estão na Base Nacional Comum Curricular. A BNCC é o documento que, desde 2017, define aquilo que precisa ser contemplado na trajetória de aprendizado dos estudantes”, contextualizou João.

“Quando falamos das perdas, queremos dizer que o sistema educacional brasileiro não foi capaz, mesmo antes da pandemia, de garantir essa trajetória. Ou seja, que os estudantes tivessem suas aprendizagens, previstas na BNCC e nos currículos da rede pública e privada, garantidas.”

Confira a entrevista completa:

Últimas