Intervenções Curriculares

Dados atualizados em: 18/02/2024 | Acesse a nota técnica sobre os dados

Todas as 17 redes estaduais
que autorizaram a divulgação das informações realizaram alguma intervenção curricular

Entre junho e outubro de 2022, o Vozes da Educação, a pedido do Movimento pela Base, realizou um levantamento com as redes estaduais brasileiras sobre as intervenções feitas em currículos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio desde março de 2020, quando houve a pandemia da COVID-19 e o fechamento das escolas por mais de um ano.

As informações foram registradas em formulários ou entrevistas com representantes das redes. Não houve respostas de quatro das 27 redes e outras cinco não autorizaram a divulgação das informações. Veja mais detalhes sobre as intervenções feitas nos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental:

  • Das 17 redes estaduais que autorizaram a divulgação das informações, 14 fizeram somente a priorização curricular e 3 fizeram a priorização curricular e a incorporação curricular;
  • Em 11 redes a intervenção curricular passou a ser implementada em 2020 e em 6 redes em 2021;
  • Em 9 redes estaduais, as redes municipais foram convidados a participar da elaboração da intervenção curricular;
  • 6 redes fizeram intervenção curricular para a Educação Infantil;
  • 16 redes estaduais fizeram intervenção curricular para os anos iniciais (Fundamental 1);
  • As 17 redes estaduais fizeram intervenção curricular para os anos finais (Fundamental 2);

 

As redes que fizeram intervenção curricular priorizaram os seguintes componentes:

  • Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Matemática (15 redes), Língua Portuguesa (15 redes), Geografia (14 redes), História (14 redes), Língua Inglesa (em 14 redes) e Arte (14 redes).
  • Nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Matemática (15 redes), Língua Portuguesa (15 redes), Geografia (14 redes), História (14 redes), Língua Inglesa (14 redes) e Arte (14 redes).

 

Saiba mais:

  • Entende-se por intervenção curricular realizar a priorização curricular (diminuir conteúdos, habilidades ou competências previstas para determinado ano ou etapa no referencial curricular) ou a incorporação curricular (acrescentá-los);
  • Conheça a pesquisa que mostra intervenções curriculares em 15 localidades do mundo durante a pandemia. A análise mostrou que a necessidade de realizar uma intervenção curricular estava atrelada ao fato de as escolas terem ficado muito tempo fechadas, prejudicando o fluxo de aprendizagem, sendo o Brasil uma das localidades que permaneceu o maior tempo nessa situação.

 

Veja, no mapa abaixo, os resultados encontrados do levantamento com as redes estaduais brasileiras.

Intervenção Curricular

Legenda

Realizou priorização e incorporação curricular

Realizou priorização curricular

Sem informações

Estados que não autorizaram a divulgação dos dados

Para saber sobre a situação em uma rede municipal ou outro estado e acessar seus documentos normativos, faça sua escolha abaixo