Neste 31 de maio, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil. A ideia central  foi estabelecer os critérios para que uma criança seja considerada alfabetizada ao final do segundo ano do Ensino Fundamental, como previsto pela BNCC, e estabelecer uma nota de corte para alfabetização no Saeb, o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica.

Veja também: 5 pontos sobre a proposta da BNCC para alfabetização

Na primeira etapa, a pesquisa Alfabetiza Brasil ouviu 341 professores do 2º ano do Ensino Fundamental das cinco regiões do Brasil. Na segunda etapa, foram consultados 20 especialistas em educação, que se debruçaram sobre as informações coletadas na primeira etapa, analisando os aspectos técnicos e pedagógicos. O resultado é o estabelecimento de uma linha de corte nacional da alfabetização: são 743 pontos como  patamar mínimo para uma criança alfabetizada.

Tão relevante quanto o estabelecimento desta nota de corte foi a definição de critérios para acompanhar o processo e a consolidação das habilidades envolvidas, a partir do que está proposto na BNCC. É muito relevante que a Base Nacional Comum Curricular seja a referência para a realização da pesquisa e para o estabelecimento dos critérios que vão ajudar a formular políticas públicas relacionadas à alfabetização no país.

Veja também: [Análise] Como a BNCC mudou minha prática como alfabetizadora