Em dezembro de 2021, este Observatório da Implementação da BNCC completou 1 ano: neste período foram cerca de 164 mil visualizações no site, 165 textos publicados (entre análises, notícias e boas práticas), 10 vídeos ao vivo e 18 vídeos quinzenais de resumo realizados.

Para marcar os três anos em que a BNCC da educação básica foi homologada (assista ao Seminário com discussões com especialistas e educadores), diversas melhorias foram lançadas no Observatório. Assista ao vídeo com detalhes da navegação, conheça e navegue:

Divisão do menu: pelo menu superior é possível acessar diretamente as informações das etapas de seu maior interesse. Em uma opção, Educação Infantil e Ensino Fundamental; em outra, Ensino Médio. Os indicadores, as demais publicações (análises, práticas, pesquisas e materiais para implementar) e os dados Sobre a BNCC, Novo Ensino Médio e sobre o Observatório, também têm acesso direto.

Home: na página inicial você encontra publicações em destaque, que procuram abranger diferentes interesses sobre a implementação da BNCC: são textos e vídeos sobre formação de professores, avaliação, materiais didáticos e construção de currículos. Além disso, a página traz um panorama dos indicadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e um infográfico sobre as diferentes frentes de implementação.

EI/EF: na opção “Panorama Geral” há destaques sobre indicadores e publicações relacionadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. Os dados são atualizados semanalmente! Nos
“Indicadores de Implementação” veja a evolução do número de currículos das redes municipais alinhados à BNCC nacionalmente, em estados e em municípios, os referenciais curriculares dos estados e os documentos normativos, a opção escolhida por cada uma das redes para a construção de seu currículo (se aderiu ao referencial estadual, adaptou o documento ou elaborou um texto autoral), e a visualização por região e por sistema de ensino. Também é possível verificar o detalhamento por estado e por rede municipal. E a opção “Análises e práticas” reúne as publicações relacionadas às etapas.

EM: na opção “Panorama Geral” há destaques sobre indicadores e publicações relacionados ao Novo Ensino Médio. Os dados são atualizados semanalmente! Nos “Indicadores de Implementação”  há uma opção sobre currículos e outra sobre regulamentações. Em “Currículos” você um panorama sobre os currículos homologados e a evolução ao longo dos anos nas redes. Também visualiza a média de carga horária da formação geral básica e dos itinerários formativos e a distribuição por estado. Em “Regulamentações”, acessa os documentos normativos e vê o andamento das principais regulamentações, inclusive por estado. Já em “Análises e práticas” estão as publicações relacionadas à etapa.

Políticas Nacionais: na opção “Panorama Geral” veja um painel das políticas nacionais em cinco áreas, com um farol sobre o status de cada iniciativa, e em “Análises e práticas” as publicações relacionadas ao assunto.

Indicadores: para fazer buscas rápidas sobre os dados das redes, acesse esta opção do menu.

Análises, boas práticas, pesquisas, biblioteca e notícias: os textos e vídeos elaborados pelo Movimento pela Base são atualizados constantemente, buscando trazer informações relevantes aos educadores. Clique aqui para visualizar. Nesta opção está o “Para Implementar” uma biblioteca com mais de 150 recursos variados, com links e arquivos para baixar, apoiam professores, gestores, secretarias de educação, estudantes e familiares para avançar na implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio. E também a nova área de “Pesquisas”, acessada pela opção “Análises e práticas” do menu, ou diretamente neste link, que mostra resultados de avanços relacionados ao Novo Ensino Médio e à BNCC.

 Sobre: veja informações sobre o Observatório, a BNCC e o Novo Ensino Médio aqui.

Últimas