Redes de EI e EF

Parceria no Mato Grosso do Sul para elaboração do currículo e formação dos professores

Boas práticasEmbaixadores da BNCC

“Um currículo feito para todo o estado só vai ser significativo se for diverso, composto de elementos próprios do território, incluindo aspectos dos menores municípios de fronteira ou da capital. Quanto mais plural, melhor”. Essa frase é de José Flávio Rodrigues Siqueira, técnico da Secretaria Estadual do Mato Grosso do Sul desde 2008, há 16 anos na educação e, atualmente, participante do Programa de Embaixadores da BNCC (saiba mais sobre essa iniciativa do Movimento pela Base no final da página).

José Flávio ressalta que o regime de colaboração – parceria entre rede estadual e municipais – enriqueceu os processos de construção do currículo e formação dos educadores. E relembra que ainda antes de 2017, quando a BNCC foi aprovada, a secretaria estadual já tinha percorrido as 12 regionais do estado para apresentar o documento. A ação repercutiu a BNCC e suas potenciais transformações na educação do território para prefeitos e gestores municipais de educação, preparando os próximos passos.  

José Flávio participou do processo de elaboração do referencial curricular do território de Mato Grosso do Sul, em sólido regime de colaboração, como um dos coordenadores de etapa. Para subsidiar a escrita e já procurar contemplar as especificidades do território, ele conta que todos os currículos vigentes nas redes municipais foram reunidos e o que tinha consonância com a BNCC foi incorporado no novo documento pelos redatores. Educadores e comunidade dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul contribuíram com ajustes do texto durante as consultas públicas e a versão final foi homologada em 2018.

“Tivemos um diálogo muito constante e aberto entre as redes para chegar em consensos. Nosso currículo inclui, por exemplo, o ensino de língua espanhola para o Ensino Fundamental sugerido pelos municípios que fazem divisa com a Bolívia. Também tem o ensino de língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a pedido de outras localidades que têm esse componente curricular em suas matrizes”, diz o técnico. 

Passo seguinte: a formação dos educadores

O trabalho em regime de colaboração se estendeu para a formação continuada dos coordenadores pedagógicos escolares já em 2019, com foco no currículo estadual. José Flávio foi um dos coordenadores do processo, subsidiando discussões, materiais e processos metodológicos com os redatores e demais envolvidos. Ele conta que ao longo do ano foram quatro temas abordados: aspectos fundantes do currículo, aspectos organizacionais, metodologias e estratégias de avaliação. “O objetivo foi contribuir para que os profissionais de cada escola conhecessem o currículo pelos seus princípios, organização, metodologia e avaliação, possibilitando um contato profundo e de qualidade”.

A primeira e a última parte do curso foram ministradas presencialmente e as intermediárias, à distância. Entre as atividades, o coordenador pedagógico deveria fazer formações com os professores de sua escola e registrá-las. Para isso, recebia materiais de apoio e um planejamento, contribuindo com as formações que deveria realizar. Os professores, por sua vez, também encontravam propostas para refletir sobre os aprendizados e colocá-los em prática.

“O trabalho foi todo encadeado, com a organização feita em parceria pelas redes, em seguida a formação com os coordenadores e depois com os professores. Procuramos prever formas de acompanhar as ações nos diferentes contextos para que os esforços não fossem perdidos e as informações pudessem circular entre os profissionais da forma mais eficiente. Para aqueles que cumpriram as tarefas, foi emitido certificado”, diz José Flávio. 

Em 2020, a previsão das redes era prosseguir nas formações com os professores, trabalhando aspectos previstos no currículo para cada um dos componentes curriculares, mas a pandemia não permitiu a concretização dessa ideia. A Secretaria Estadual então realizou webinários com sua rede tendo como convidados um redator do currículo e um representante da secretaria (ambos falando de aspectos mais teóricos do documento) e dois professores (que mostraram de que forma têm planejado suas aulas considerando o currículo). E as reflexões sobre melhores formas de atuar para a educação seguem constantes na voz de José Flávio: “Gostamos dos encontros nesse formato porque engloba diferentes olhares, permite que os professores de áreas variadas vejam como colocar as orientações em prática e que haja troca entre educadores de todas as partes do estado”.  

 

Sobre os Embaixadores da BNCC 

Os Embaixadores da BNCC são um grupo de técnicos de secretarias de Educação municipais e estaduais de todo país com larga experiência e comprometidos com a implementação. A iniciativa, apoiada pelo Movimento pela Base, tem dois objetivos principais: 

  • Valorizar o trabalho realizado por técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação relacionado à implementação da BNCC e dos currículos, dando visibilidade às boas práticas de gestão;
  • Proporcionar a formação aos profissionais, oferecendo palestras, mentoria e momento para troca de experiências para aprofundamento dos conhecimentos.

Para ver mais informações sobre a iniciativa e conhecer melhor o trabalho de cada um deles, clique neste link.