No dia 24 de janeiro, Dia Internacional da Educação, celebramos a data fazendo nosso primeiro vídeo ao vivo do ano e o assunto não poderia ser outro:  Planejamento Pedagógico 2023. Para debater o tema, recebemos: 

– Ivana Ramos, secretária municipal de Educação de Barcarena (PA); 

– Leandro Bassini, secretário municipal de Educação de Suzano (SP) e 

– Roberta Panico, diretora executiva da Comunidade Educativa CEDAC.

Os três compartilharam com o público suas experiências e expectativas para o ano que se inicia.  

A seguir, confira alguns destaques da transmissão:

A pandemia trouxe desafios, mas também oportunidades

Para Ivana Ramos, secretária municipal de Educação de Barcarena, no Pará,  é preciso entender que a pandemia trouxe uma chance de encarar de forma mais clara a realidade da educação no Brasil. A secretária defende a importância de aproveitar o momento para aprofundar debates importantes. 

Estratégias diferentes para novos currículos

Roberta Panico, diretora executiva da Comunidade Educativa CEDAC, reforça a importância do diálogo e dos espaços de formação para alinhar o que está no papel ao que precisa ser feito na prática. A diretora explica o que precisa ser levado em conta quando o assunto é atualização dos Projetos Políticos Pedagógico (PPP), criação dos materiais didáticos, realização das avaliações e formação dos professores.

 

Experiência de Barcarena no Planejamento

Ivana conta a experiência de Barcarena, no Pará, suas metas e desafios para garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas na região. 

Experiência de Suzano no Planejamento Pedagógico

Leandro Bassini, secretário municipal de Educação de Suzano, em São Paulo, contou sobre sua experiência na rede. De acordo com o secretário, é importante pensar no planejamento pedagógico para 2023 como um ciclo contínuo, analisando os resultados das avaliações dos anos anteriores. Outro ponto importante na fala de Leandro é a importância de cada um compreender seu papel dentro do processo de recomposição das aprendizagens. 

Assista ao vídeo completo aqui!