Com a proximidade de mais um ano letivo, chegamos às tão importantes semanas pedagógicas. Aquele momento em que é hora de estruturar o planejamento e definir o que levar para a sala de aula.

Por um lado, ainda é momento de minimizar os impactos da pandemia, colocando em prática a recomposição das aprendizagens. Por outro, pensar em como conectar aquilo que precisa ser desenvolvido pelos estudantes – e que faz parte da BNCC e dos currículos – ao mundo de hoje é essencial para proporcionar uma aprendizagem mais contextualizada. Faz parte da proposta da BNCC formar crianças e jovens atentos aos desafios do mundo de hoje, que sejam capazes de solucionar questões do nosso tempo, inovar e buscar novos caminhos.

Quais são os grandes temas que estarão em pauta em 2024 e que podem render discussões interessantes e boas oportunidades de trabalhar os conhecimentos e habilidades propostos pela BNCC?

Confira nossas apostas: 

1.Emergência Climática

Segundo o dicionário de Oxford, o estado de emergência climática é “uma situação em que ação urgente é necessária para reduzir ou cessar a mudança do clima e prevenir danos ambientais potencialmente irreversíveis a ela associados”.

Ao longo dos últimos meses, presenciamos ondas de calor intensas, baixa de rios e ventos devastadores decorrentes das mudanças no clima. Diante desses desafios, esse é um tema que não pode deixar de estar presente em sala de aula. 

Entenda o que a BNCC fala sobre a Educação Ambiental

2. Violência nas escolas e saúde mental

Em 2023, as denúncias de casos envolvendo violência nas escolas subiram cerca de 50%, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Sim, é um tema bastante sensível, mas debatê-lo na escola, levantando questões sobre saúde mental de docentes e estudantes, bullying, cancelamento virtual é fundamental.

Desenvolver competências como Autoconhecimento e Autocuidado e Empatia e Cooperação já é parte da proposta de educação integral da BNCC. A ideia é que o aluno se desenvolvaem múltiplas dimensões: social, emocional, intelectual, física e cultural. 

3. Inteligência Artificial

Reparou na imagem lá no topo? Ela não é real. Essa professora negra encarando a câmera com uma sala de aula ao fundo não existe: ela foi criada por inteligência artificial. E essa não é a única inovação do mundo em que viveremos (ou já vivemos). ChatGPT, avatares perfeitos… a Inteligência Artificial, ou IA, está aí. É um caminho de volta, que vai chacoalhar algumas certezas sobre o  mundo em que vivemos e que também vai impactar a aprendizagem nas escolas. Como preparar crianças e jovens para esse novo mundo em que a tecnologia pode substituir os humanos em tantas funções? Segurança online, ética no uso de dados e imagens,  autoria e plágio, identificação de fake news são algumas das questões que permeiam esse novo universo desenhado pela IA. E os professores precisam debatê-lo em sala de aula. 

Você sabia que a BNCC tem um complemento norteador dedicado à computação e à cultura digital? O documento Computação – Complemento à BNCC estabelece competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada etapa da Educação Básica, no que diz respeito ao uso de tecnologias e todas essas questões sobre a vivência no mundo digital.

4. Educação Antirracista

A educação desempenha um papel crucial no combate ao racismo enraizado em nossas estruturas sociais. Promover a educação antirracista nas escolas é essencial para construir uma sociedade justa e igualitária. 

Baixe nosso e-book Educação Antirracista: o que é e como colocar em prática. Nele, além de um glossário, você encontrará 35 materiais indicados por especialistas para levar para a sua escola.

“A Base é um documento vivo que leva as necessidades vividas no mundo para dentro das salas de aula” , Alice Ribeiro

Alice Ribeiro, Co-CEO do Movimento pela Base, durante a transmissão da live “Computação na Educação Básica: como a BNCC prepara para um mundo cada vez mais digital?”

Todos estes temas estão compreendidos na BNCC. A Base Nacional Comum Curricular está estruturada a partir do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mundo contemporâneo, partindo da perspectiva da educação integral.

Portanto, além dos componentes curriculares já trabalhados nas escolas, ela aborda aprendizagens do campo social, cognitivo, emocional e cultural, com temas que vão desde comunicação e cultura digital a responsabilidade e cidadania, passando por autoconhecimento e autocuidado. Por isso, a BNCC é a maior bússola de quais temas estruturar nas semanas pedagógicas 2024.

 

Últimas