A competência geral Argumentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é essencial no desenvolvimento dos estudantes desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, pois promove habilidades fundamentais para a formação de cidadãos críticos e participativos. Ela envolve a capacidade de formular, defender e avaliar opiniões e propostas de maneira fundamentada, com base em fatos, dados e evidências, o que é importante para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania.

No Ensino Fundamental, essa competência ajuda a criança a desenvolver o pensamento lógico e crítico, incentivando a organização das ideias e a construção de discursos coerentes. Desde cedo, é esperado que os alunos aprendam a dialogar de forma respeitosa, reconhecendo diferentes pontos de vista e construindo argumentos de forma mais clara e estruturada.

No Ensino Médio, essa habilidade é refinada e aprofundada. A argumentação permite que os estudantes não só defendam suas ideias, mas também façam isso de maneira crítica, analisando informações complexas, como debates científicos e questões sociais. Esse processo de amadurecimento é essencial para a tomada de decisões autônomas e a participação ativa na sociedade, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais.

A competência de Argumentação tem ainda uma relação direta com a consciência global, pois incentiva os estudantes a desenvolverem a habilidade de analisar e debater questões de diversas escalas — local, nacional e global — com base em diferentes perspectivas e fontes de informação. Quando os alunos aprendem a construir e avaliar argumentos de maneira fundamentada, eles também estão sendo preparados para compreender problemas globais complexos, como as mudanças climáticas, desigualdades sociais e direitos humanos.

Ela vai além do simples ato de debater ideias, pois fortalece a capacidade de pensar globalmente e agir localmente, promovendo o entendimento de como as questões da sociedade se entrelaçam e como as ações de indivíduos e comunidades podem contribuir para o bem-estar coletivo.

Explore as questões deste tema

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.”

Como coloca o texto da BNCC, a competência sete, Argumentação, fala da capacidade dos estudantes de argumentarem com base em fatos e evidências, de maneira consistente, para defender ideias e construir acordos coletivos, sempre levando em consideração os direitos humanos, a consciência socioambiental, a ética e a responsabilidade.

Essa competência é um esforço conjunto das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e de Linguagens, por isso é fundamental que se incluam nos currículos desses componentes curriculares habilidades relacionadas à capacidade dos estudantes construírem argumentações claras, robustas, a partir de informações que eles vão obtendo ao lidar com o conhecimento nas pesquisas que realizam. 

Também é fundamental que as práticas pedagógicas criem oportunidade para que eles confrontem suas opiniões em debates respeitosos, dialogados, de maneira interessante e harmônica, em que o confronto seja de ideias e não de pessoas. Os currículos devem prever ainda habilidades relacionadas a uma compreensão maior do mundo e principalmente dos temas contemporâneos, para que as opiniões dos estudantes sejam balizadas por questões como direitos humanos, avanços em relação às questões ambientais, às questões sociais e à diversidade.

Para apoiar redes, escolas e professores a compreender as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular e como elas progridem ao longo da Educação Básica, especialistas do Movimento pela Base e do Center for Curriculum Redesign analisaram referências curriculares mapeadas no Brasil e no exterior e criaram um material orientador. Ele detalha as dimensões e subdimensões que compõem cada uma das 10 Competências Gerais da BNCC, indicando como elas podem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Vale frisar que essa é uma divisão didática apenas, para ajudar a construir esse tema de maneira mais clara, pois todas as competências gerais se interrelacionam e não precisam ser desenvolvidas de forma isolada!

Acesse aqui o material completo!

No caso da competência Argumentação, o documento propõe duas dimensões (Argumentação e Consciência Global) e um total de cinco subdimensões. Veja mais sobre elas abaixo:

 

Argumentação

  • Afirmação argumentativa 

Desenvolvimento de opiniões e argumentos sólidos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis para o interlocutor.

  • Inferências 

Desenvolvimento de inferências claras, pertinentes, perspicazes e originais. 

  • Confronto de pontos de vista 

Expressão de pontos de vista divergentes com assertividade e respeito. Escuta e aprendizagem com o outro

 

Consciência Global

  • Perspectiva global

Interesse e exploração de questões globais, compreendendo as interrelações entre problemas, tendências e sistemas ao redor do mundo. 

  • Consciência socioambiental 

Reconhecimento da importância, visão sólida e atitude respeitosa em relação a questões sociais e ambientais. Engajamento na promoção dos direitos humanos e da sustentabilidade social e ambiental

 

O que esperar dos estudantes ao incentivar esta competência?

A BNCC destaca que competências gerais da Educação Básica “inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.”

Na prática, significa que as propostas e as expectativas devem ser adequadas a cada etapa de ensino, garantindo um trabalho constante ao longo de toda a escolarização.

No caso da competência geral Argumentação, por exemplo, espera-se que o estudante tenha diferentes demonstrações da sua competência argumentativa, variando de acordo com a etapa de ensino. No que diz respeito à subdimensão “Desenvolvimento de opiniões e argumentos sólidos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis para o interlocutor”, por exemplo, espera-se que até o 3º ano do Ensino Fundamental, a criança consiga introduzir uma opinião/afirmação e expor os motivos que sustentem seu ponto de vista. Enquanto até o final do Ensino Médio é desejável que consiga desenvolver um argumento sólido por meio de afirmações com significados claros e bem ordenados em estruturas coerentes, que auxiliam a compreensão do ouvinte.

No mesmo sentido, é esperado que primeiro os estudantes desenvolvam sua capacidade de compartilhar perspectivas e discutir diferenças, aprendendo a administrar conflitos pessoais e com os colegas, para, ao longo da escolaridade, desenvolver uma abordagem ponderada no lidar com discordâncias, compartilhando perspectivas, e defender seus pontos de vista com firmeza e respeito, mesmo se for divergente dos de outras pessoas ou grupos.

No caso da dimensão de consciência global, espera-se que até o 3º ano do Ensino Fundamental, a criança consiga reconhecer como as ações de cada pessoa exercem impacto sobre o coletivo e o meio ambiente e demonstre interesse por sua comunidade e pelo meio ambiente local. Já no Ensino Médio, espera-se que consiga adquirir uma visão sólida e uma atitude respeitosa para com questões sociais e ambientais.

Esses são apenas exemplos para mostrar como o tema permeia todas as etapas de ensino e os componentes curriculares. Vale lembrar que, por ser uma proposta interdisciplinar, há uma infinidade de projetos que podem ser aplicados a depender de cada contexto escolar.

Uma das grandes inovações da BNCC foi promover a aprendizagem significativa, que vai além de apenas decorar fatos ou fórmulas. Essa proposta já vinha sendo defendida há anos na educação e trazer ela à tona nos currículos é uma maneira de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem.

As competências gerais traduziram essa intenção dentro da BNCC, promovendo Educação Integral, a conexão com o mundo real, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a preparação para o futuro, o fomento ao pensamento crítico e criativo e a promoção da cidadania, dentre outros aspectos.

Aqui no Movimento pela Base construímos um documento bastante prático na compreensão de cada competência e suas subdimensões. Ele mostra que as escolas podem traduzir as competências gerais em atividades que levem em conta os seguintes preceitos:

Para conhecer o material completo, clique aqui!

Você pode se aprofundar mais neste tema com uma seleção de arquivos que separamos a seguir:

Curso online, gratuito e com certificação sobre as Competências Gerais. O curso foi elaborado pela Nova Escola em parceira com a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare, e contou com apoio técnico do Movimento pela Base. A ideia é orientar o planejamento de práticas pedagógicas que trabalhem com as Competências ao longo de toda Educação Básica.

Em parceria com a organização  Center for Curriculum Redesign, preparamos a publicação “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”. Com orientações técnicas que trazem boas referências, o documento ajuda a definir alguns marcos, que permitem acompanhar a progressão das competências ao longo dos anos escolares e saber como elas evoluem. 

Produzimos também a série As Competências Gerais no currículo. São 10 vídeos explicando como inserir e trabalhar cada uma das competências gerais nos documentos curriculares. Indicando com que áreas do conhecimento cada uma delas está mais intimamente relacionada, trazendo exemplos de práticas pedagógicas e de que habilidades devem ser inseridas nos currículos, é possível ter uma visão mais concreta de como as competências gerais vão estar presentes na formação dos alunos.

Explorar mais Competências Gerais da BNCC