A competência geral Argumentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é essencial no desenvolvimento dos estudantes desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, pois promove habilidades fundamentais para a formação de cidadãos críticos e participativos. Ela envolve a capacidade de formular, defender e avaliar opiniões e propostas de maneira fundamentada, com base em fatos, dados e evidências, o que é importante para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania.
No Ensino Fundamental, essa competência ajuda a criança a desenvolver o pensamento lógico e crítico, incentivando a organização das ideias e a construção de discursos coerentes. Desde cedo, é esperado que os alunos aprendam a dialogar de forma respeitosa, reconhecendo diferentes pontos de vista e construindo argumentos de forma mais clara e estruturada.
No Ensino Médio, essa habilidade é refinada e aprofundada. A argumentação permite que os estudantes não só defendam suas ideias, mas também façam isso de maneira crítica, analisando informações complexas, como debates científicos e questões sociais. Esse processo de amadurecimento é essencial para a tomada de decisões autônomas e a participação ativa na sociedade, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais.
A competência de Argumentação tem ainda uma relação direta com a consciência global, pois incentiva os estudantes a desenvolverem a habilidade de analisar e debater questões de diversas escalas — local, nacional e global — com base em diferentes perspectivas e fontes de informação. Quando os alunos aprendem a construir e avaliar argumentos de maneira fundamentada, eles também estão sendo preparados para compreender problemas globais complexos, como as mudanças climáticas, desigualdades sociais e direitos humanos.
Ela vai além do simples ato de debater ideias, pois fortalece a capacidade de pensar globalmente e agir localmente, promovendo o entendimento de como as questões da sociedade se entrelaçam e como as ações de indivíduos e comunidades podem contribuir para o bem-estar coletivo.
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“Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.”
Como coloca o texto da BNCC, a competência sete, Argumentação, fala da capacidade dos estudantes de argumentarem com base em fatos e evidências, de maneira consistente, para defender ideias e construir acordos coletivos, sempre levando em consideração os direitos humanos, a consciência socioambiental, a ética e a responsabilidade.
Essa competência é um esforço conjunto das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e de Linguagens, por isso é fundamental que se incluam nos currículos desses componentes curriculares habilidades relacionadas à capacidade dos estudantes construírem argumentações claras, robustas, a partir de informações que eles vão obtendo ao lidar com o conhecimento nas pesquisas que realizam.
Também é fundamental que as práticas pedagógicas criem oportunidade para que eles confrontem suas opiniões em debates respeitosos, dialogados, de maneira interessante e harmônica, em que o confronto seja de ideias e não de pessoas. Os currículos devem prever ainda habilidades relacionadas a uma compreensão maior do mundo e principalmente dos temas contemporâneos, para que as opiniões dos estudantes sejam balizadas por questões como direitos humanos, avanços em relação às questões ambientais, às questões sociais e à diversidade.
Para apoiar redes, escolas e professores a compreender as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular e como elas progridem ao longo da Educação Básica, especialistas do Movimento pela Base e do Center for Curriculum Redesign analisaram referências curriculares mapeadas no Brasil e no exterior e criaram um material orientador. Ele detalha as dimensões e subdimensões que compõem cada uma das 10 Competências Gerais da BNCC, indicando como elas podem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio.
Vale frisar que essa é uma divisão didática apenas, para ajudar a construir esse tema de maneira mais clara, pois todas as competências gerais se interrelacionam e não precisam ser desenvolvidas de forma isolada!
Acesse aqui o material completo!
No caso da competência Argumentação, o documento propõe duas dimensões (Argumentação e Consciência Global) e um total de cinco subdimensões. Veja mais sobre elas abaixo:
Argumentação
- Afirmação argumentativa
Desenvolvimento de opiniões e argumentos sólidos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis para o interlocutor.
- Inferências
Desenvolvimento de inferências claras, pertinentes, perspicazes e originais.
- Confronto de pontos de vista
Expressão de pontos de vista divergentes com assertividade e respeito. Escuta e aprendizagem com o outro
Consciência Global
- Perspectiva global
Interesse e exploração de questões globais, compreendendo as interrelações entre problemas, tendências e sistemas ao redor do mundo.
- Consciência socioambiental
Reconhecimento da importância, visão sólida e atitude respeitosa em relação a questões sociais e ambientais. Engajamento na promoção dos direitos humanos e da sustentabilidade social e ambiental
O que esperar dos estudantes ao incentivar esta competência?
A BNCC destaca que competências gerais da Educação Básica “inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.”
Na prática, significa que as propostas e as expectativas devem ser adequadas a cada etapa de ensino, garantindo um trabalho constante ao longo de toda a escolarização.
No caso da competência geral Argumentação, por exemplo, espera-se que o estudante tenha diferentes demonstrações da sua competência argumentativa, variando de acordo com a etapa de ensino. No que diz respeito à subdimensão “Desenvolvimento de opiniões e argumentos sólidos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis para o interlocutor”, por exemplo, espera-se que até o 3º ano do Ensino Fundamental, a criança consiga introduzir uma opinião/afirmação e expor os motivos que sustentem seu ponto de vista. Enquanto até o final do Ensino Médio é desejável que consiga desenvolver um argumento sólido por meio de afirmações com significados claros e bem ordenados em estruturas coerentes, que auxiliam a compreensão do ouvinte.
No mesmo sentido, é esperado que primeiro os estudantes desenvolvam sua capacidade de compartilhar perspectivas e discutir diferenças, aprendendo a administrar conflitos pessoais e com os colegas, para, ao longo da escolaridade, desenvolver uma abordagem ponderada no lidar com discordâncias, compartilhando perspectivas, e defender seus pontos de vista com firmeza e respeito, mesmo se for divergente dos de outras pessoas ou grupos.
No caso da dimensão de consciência global, espera-se que até o 3º ano do Ensino Fundamental, a criança consiga reconhecer como as ações de cada pessoa exercem impacto sobre o coletivo e o meio ambiente e demonstre interesse por sua comunidade e pelo meio ambiente local. Já no Ensino Médio, espera-se que consiga adquirir uma visão sólida e uma atitude respeitosa para com questões sociais e ambientais.
Esses são apenas exemplos para mostrar como o tema permeia todas as etapas de ensino e os componentes curriculares. Vale lembrar que, por ser uma proposta interdisciplinar, há uma infinidade de projetos que podem ser aplicados a depender de cada contexto escolar.
Uma das grandes inovações da BNCC foi promover a aprendizagem significativa, que vai além de apenas decorar fatos ou fórmulas. Essa proposta já vinha sendo defendida há anos na educação e trazer ela à tona nos currículos é uma maneira de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem.
As competências gerais traduziram essa intenção dentro da BNCC, promovendo Educação Integral, a conexão com o mundo real, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a preparação para o futuro, o fomento ao pensamento crítico e criativo e a promoção da cidadania, dentre outros aspectos.
Aqui no Movimento pela Base construímos um documento bastante prático na compreensão de cada competência e suas subdimensões. Ele mostra que as escolas podem traduzir as competências gerais em atividades que levem em conta os seguintes preceitos:
Para conhecer o material completo, clique aqui!
Você pode se aprofundar mais neste tema com uma seleção de arquivos que separamos a seguir:
Curso online, gratuito e com certificação sobre as Competências Gerais. O curso foi elaborado pela Nova Escola em parceira com a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare, e contou com apoio técnico do Movimento pela Base. A ideia é orientar o planejamento de práticas pedagógicas que trabalhem com as Competências ao longo de toda Educação Básica.
Em parceria com a organização Center for Curriculum Redesign, preparamos a publicação “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”. Com orientações técnicas que trazem boas referências, o documento ajuda a definir alguns marcos, que permitem acompanhar a progressão das competências ao longo dos anos escolares e saber como elas evoluem.
Produzimos também a série As Competências Gerais no currículo. São 10 vídeos explicando como inserir e trabalhar cada uma das competências gerais nos documentos curriculares. Indicando com que áreas do conhecimento cada uma delas está mais intimamente relacionada, trazendo exemplos de práticas pedagógicas e de que habilidades devem ser inseridas nos currículos, é possível ter uma visão mais concreta de como as competências gerais vão estar presentes na formação dos alunos.