A competência geral Trabalho e Projeto de Vida da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca o educador para atuar como um facilitador, orientando e estimulando seus estudantes a conhecerem mais a si e ao mundo que os cerca. 

Ela trata também de autoconhecimento, de pensar sobre o futuro, aprimorar conhecimentos, saber planejar e ter perseverança para buscar objetivos. Busca ainda possibilitar que os estudantes identifiquem seus objetivos pessoais, acadêmicos, profissionais e seu papel como cidadão, tornando-se capazes de protagonizar sua história e traçar o próprio caminho.

Ao inserir essa competência geral ao currículo, é importante considerar as diferentes faixas etárias, em um trabalho que acompanhe o estudante ao longo de seu percurso nas diferentes etapas, permitindo que tenha o projeto de vida como parte integrante de sua trajetória escolar.

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Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Como coloca o texto da BNCC, a competência seis, Trabalho e Projeto de Vida, fala da capacidade dos estudantes de usarem todos os seus conhecimentos para tomarem decisões sobre sua vida profissional e sobre o seu projeto de vida, mas isso com liberdade, autonomia e ética. 

Várias escolas e redes construíram atividades especiais para trabalhar essa competência, em aulas dedicadas a estudo dirigido ou projeto de vida, mas ela também pode fazer parte do currículo principalmente das áreas de Ciências Humanas e de Linguagens. Por isso, é fundamental que os currículos prevejam habilidades relacionadas à capacidade dos estudantes de se organizarem, inclusive seus estudos, mas também pensar em seus sonhos, em suas aspirações, e poderem planejar como alcançar aquilo a que se propõem.

Também é fundamental que esses currículos trabalhem as questões ligadas à perseverança, manutenção de foco e persistência. É importante ainda que prevejam habilidades relacionadas à capacidade de avaliar metas e sonhos, que podem mudar ao longo da vida, exigindo outras estratégias para serem alcançadas. São habilidades que ainda não são trabalhadas de forma cotidiana nas escolas, por isso mesmo é necessário pensar em como incluí-las no currículo. 

Essa competência não está necessariamente ligada à profissionalização, principalmente quando se fala de Ensino Fundamental. Ela diz mais respeito a abrir um espaço na rotina escolar para que os estudantes pensem sobre profissões que se interessam, quais são seus sonhos futuros, que pessoa esse estudante gostaria de se tornar em sua vida adulta etc. O importante é que o currículo preveja momentos intencionais para que os estudantes possam pensar sobre as suas potências, sobre os seus desejos e como eles vão realizar tudo isso, tanto no nível pessoal e profissional quanto no nível da cidadania da sua atuação social.

Para apoiar redes, escolas e professores a compreender as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular e como elas progridem ao longo da Educação Básica, especialistas do Movimento pela Base e do Center for Curriculum Redesign analisaram referências curriculares mapeadas no Brasil e no exterior e criaram um material orientador. Ele detalha as dimensões e subdimensões que compõem cada uma das 10 Competências Gerais da BNCC, indicando como elas podem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Vale frisar que essa é uma divisão didática apenas, para ajudar a construir esse tema de maneira mais clara, pois todas as competências gerais se interrelacionam e não precisam ser desenvolvidas de forma isolada!

Acesse aqui o material completo!

No caso da competência Trabalho e Projeto de Vida, o documento propõe duas dimensões (Projeto de Vida e Trabalho) e um total de sete subdimensões. Veja mais sobre elas abaixo:

 

Projeto de Vida

  • Determinação

Compreensão do valor e utilização crítica de estratégias de planejamento e organização, com estabelecimento e adaptação de metas e caminhos para realizar projetos presentes e futuros. Manutenção de foco, persistência e compromissos. 

  • Esforço

Compreensão do valor do esforço e trabalho árduo para alcance de objetivos e superação de obstáculos, desafios e adversidades. Investimento na aprendizagem e no desenvolvimento para melhoria constante. Construção de redes de apoio.

  • Autoeficácia

 Confiança na capacidade de utilizar fortalezas e fragilidades pessoais para superar desafios e alcançar objetivos.

  • Perseverança 

 Capacidade de lidar com estresse, frustração, fracasso, ambiguidades e adversidades para realizar projetos presentes e futuros. Busca e apreciação de atividades desafiadoras. 

  • Autoavaliação 

 Reflexão contínua sobre seu próprio desenvolvimento e sobre suas metas e objetivos. Consideração de devolutivas de pares e adultos para análise de características e habilidades que influenciam sua capacidade de realizar projetos presentes e futuros.

 

Trabalho

  • Compreensão sobre o mundo do trabalho

 Visão ampla e crítica sobre dilemas, relações, desafios, tendências e oportunidades associadas ao mundo do trabalho na contemporaneidade. Identificação de um amplo espectro de profissões e suas práticas. Reconhecimento do valor do trabalho como fonte de realização pessoal e transformação social.

  • Preparação para o trabalho

Análise de aptidões e aspirações para realizar escolhas profissionais mais assertivas. Capacidade para agir e se relacionar de forma adequada em diferentes ambientes de trabalho. Acesso a oportunidades diversas de formação e inserção profissional. Estabelecimento de metas para a vida profissional presente e futura, incluindo projeções financeiras.

A BNCC destaca que competências gerais da Educação Básica “inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.”

Na prática, significa que as propostas e as expectativas devem ser adequadas a cada etapa de ensino, garantindo um trabalho constante ao longo de toda a escolarização.

No caso da competência geral Trabalho e Projeto de Vida, por exemplo, ao pensar sobre seu próprio projeto de vida, um estudante precisa inicialmente compreender o valor do planejamento e da organização e começar a estabelecer combinados e metas. Já mais adiante em sua vida escolar, poderá analisar criticamente suas estratégias de planejamento e organização, estabelecer e modificar metas de longo prazo e prioridades, criando alternativas viáveis para o alcance de seus objetivos. Isso demonstra a importância de um trabalho amplo nesse sentido, que percorra desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, como proposto pela BNCC.

Outro exemplo é o trabalho para ajudar os estudantes a desenvolverem mais perseverança. Ao pensar em alunos nos Anos Iniciais do Fundamental, espera-se que eles persistam em tarefas quando encontrarem desafios, adiarem ganhos imediatos, perceberem os lados negativos e positivos das situações adversas, continuarem trabalhando quando as coisas não estão indo bem e tenta novamente, visualizando os resultados. Já no Ensino Médio, pode-se esperar que tenham mais maturidade para lidar com estresse, frustração, fracasso e adversidade como parte do processo para alcançar metas acadêmicas e projetos presentes e futuros.

Considerando-se a dimensão do Trabalho, também é importante entender que para um estudante no início da vida escolar a compreensão sobre esse tema não seja tão clara quando no Ensino Médio, portanto, pode-se esperar que no caso das crianças o tema caminhe mais no sentido de  refletir sobre a importância do trabalho e o impacto da atividade profissional dos seus familiares no seu cotidiano e de conhecer diferentes profissões, especialmente aquelas exercidas por pessoas do seu convívio, do que apresentar visão ampla e crítica sobre dilemas, relações, desafios, tendências e oportunidades associadas ao mundo do trabalho na contemporaneidade, que seria algo mais esperado para alunos no fim da Educação Básica.

Esses são apenas exemplos para mostrar como o tema permeia todas as etapas de ensino e os componentes curriculares. Vale lembrar que, por ser uma proposta interdisciplinar, há uma infinidade de projetos que podem ser aplicados a depender de cada contexto escolar.

Uma das grandes inovações da BNCC foi promover a aprendizagem significativa, que vai além de apenas decorar fatos ou fórmulas. Essa proposta já vinha sendo defendida há anos na educação e trazer ela à tona nos currículos é uma maneira de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem.

As competências gerais traduziram essa intenção dentro da BNCC, promovendo Educação Integral, a conexão com o mundo real, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a preparação para o futuro, o fomento ao pensamento crítico e criativo e a promoção da cidadania, dentre outros aspectos.

Aqui no Movimento pela Base construímos um documento bastante prático na compreensão de cada competência e suas subdimensões. Ele mostra que as escolas podem traduzir as competências gerais em atividades que levem em conta os seguintes preceitos:

Para conhecer o material completo, clique aqui!

Você pode se aprofundar mais neste tema com uma seleção de arquivos que separamos a seguir:

Curso online, gratuito e com certificação sobre as Competências Gerais. O curso foi elaborado pela Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare, e contou com apoio técnico do Movimento pela Base. A ideia é orientar o planejamento de práticas pedagógicas que trabalhem com as Competências ao longo de toda Educação Básica.

Em parceria com a organização  Center for Curriculum  HYPERLINK “http://curriculumredesign.org/” HYPERLINK “http://curriculumredesign.org/” HYPERLINK “http://curriculumredesign.org/”Redesign, preparamos a publicação “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”. Com orientações técnicas que trazem boas referências, o documento ajuda a definir alguns marcos, que permitem acompanhar a progressão das competências ao longo dos anos escolares e saber como elas evoluem. 

Produzimos também a série As Competências Gerais no currículo. São 10 vídeos explicando como inserir e trabalhar cada uma das competências gerais nos documentos curriculares. Indicando com que áreas do conhecimento cada uma delas está mais intimamente relacionada, trazendo exemplos de práticas pedagógicas e de que habilidades devem ser inseridas nos currículos, é possível ter uma visão mais concreta de como as competências gerais vão estar presentes na formação dos alunos.

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