Vídeos

Efeitos positivos da BNCC nas secretarias e escolas: destaques da transmissão

Ações na pandemiaBoas práticasCurrículos de EI e EF

Dia 6 de outubro, o Movimento pela Base transmitiu ao vivo o vídeo sobre os efeitos positivos da BNCC em secretarias e escolas. Estiveram presentes:
– Cíntia Camilo, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (GO) e Embaixadora da BNCC;
– Marcelo Burgos, pesquisador associado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio;
– Simone Mumbach, técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco de Paula (RS) e Embaixadora da BNCC.

Veja alguns dos destaques da transmissão abaixo, que mostram a experiências de Goiânia e São Francisco de Paula na implementação dos currículos e a pesquisa realizada pelo CAEd sobre de que forma a BNCC está chegando nas escolas. Para assistir ao vídeo na íntegra, clique aqui.

 

Principais conclusões da pesquisa

No trecho abaixo, Marcelo Burgos, pesquisador do CAEd, faz um resumo da pesquisa. Em outros trechos da transmissão, diz:

“O processo de implementação da BNCC está favorecendo a centralidade do currículo. A BNCC como política pública está contribuindo decisivamente para colocar os temas da aprendizagem no centro da gestão e da percepção dos professores.”

“De um lado, a BNCC permitiu um debate maior em torno do currículo, de consensos que precisam ser construídos pelos profissionais. De outro, a percepção de que as ferramentas de gestão devem ser mobilizadas pela implementação do currículo.”

Percepções das redes para os efeitos positivos da BNCC

Simone e Cíntia mostram como identificam em suas práticas a chegada da BNCC.

Experiência de São Francisco de Paula (RS)

Simone Mumbach, técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco de Paula (RS) e Embaixadora da BNCC, conta de que forma sua rede está se organizando para implementar o currículo.

Experiência em Goiânia (GO)

Cíntia Camilo, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (GO) e Embaixadora da BNCC, conta de que forma sua rede está se organizando para implementar o currículo.

 

 

Para assistir ao vídeo na íntegra, clique aqui.

 

Últimas