Em 2022, teremos um novo cenário de discussões na educação porque mais de 97% dos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental estão alinhados à BNCC. As indicações do currículo agora vão de fato fazer parte das propostas de sala de aula. Com estas ideias, Manoel Humberto Gonzaga Lima (presidente nacional da Uncme) iniciou o vídeo ao vivo do Movimento pela Base sobre monitoramento e avaliação da implementação dos novos currículos realizado dia 15 de fevereiro.

Além do presidente da Uncme, participaram Fabiane Bitello Pedro (vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo/RS) e Regina Lúcia Borges Araújo (vice-presidente nacional da Uncme Centro-Oeste). Na ocasião, foi apresentado o “Guia das regulamentações: referências para os sistemas de ensino quanto ao monitoramento e avaliação da implementação dos novos currículos” elaborado pela Uncme em parceria com o Movimento pela Base.

 

Veja também: [Análise] A atuação dos conselhos municipais na implementação da BNCC: monitorar para avançar

Veja também: Volta às aulas presenciais é fundamental para recuperar aprendizagens

 

O vídeo pode ser assistido na íntegra pelo Youtube do Movimento pela Base. A seguir, veja alguns dos destaques das falas dos convidados:

Trabalho dos Conselhos de Educação e o Guia das Regulamentações

Manoel Humberto Gonzaga Lima (presidente nacional da Uncme) aponta que o Guia das Regulamentações é a “melhor referência para os conselhos municipais de educação poderem executar com eficiência a implementação dos currículos” de acordo com a legislação. Ele relembra o percurso da Uncme no processo de apoio aos Conselhos de Educação e na implementação dos currículos alinhados à BNCC, mesmo durante a pandemia. “A orientação é que haja um trabalho profícuo dos conselhos de educação na implementação dos novos currículos em 2022”. Acompanhe:

Experiência da educação em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul

Fabiane Bitello Pedro (vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo/RS) explica que, durante a pandemia, o Conselho Municipal de Educação e a Secretaria de Educação estiveram atento às aprendizagens dos estudantes e seu bem-estar. O Conselho acompanhou as formações continuadas dos educadores, dialogou com escolas privadas e visitou as 76 unidades de educação infantil privadas para conhecer o regimento interno e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de cada. Em 2022, a intenção é apoiar na revisão dos PPPs e do regimento das 50 escolas municipais e nas avaliações feitas das instituições. “Com uma BNCC que traz habilidades e competências, não dá para fazer a avaliação com uma régua, uma fita métrica, porque perdemos o acompanhamento das aprendizagens que os estudantes devem desenvolver”, diz a conselheira. Veja mais:

O que e como monitorar, e de que forma utilizar os resultados

Regina Lúcia Borges Araújo (vice-presidente nacional da Uncme Centro-Oeste) diz que uma das principais funções dos Conselhos Municipais de Educação é o monitoramento da implementação dos currículos. Ela explica que cabe ao Conselho acompanhar a revisão do PPP, os encontros formativos, a escolha dos livros didáticos, o planejamento pedagógico, as avaliações interna e externa, e ações de acompanhamento das atividades.

Para monitorar, é possível criar uma governança, elaborar plano de ação, instituir cronograma e prazos (como para revisão do PPP e calendário letivo), criar rubricas de avaliação e realizar encontros formativos. Regina afirma que o sucesso das ações “podem ser constatadas conforme o alcance das metas, mediante o resultado trazido pelos indicadores e, para cada status, um encaminhamento”. Assista:

Para saber mais, acesse na íntegra o vídeo sobre monitoramento e avaliação da implementação dos novos currículos pelo Youtube do Movimento pela Base.

Últimas