Em um cenário educacional marcado por desafios e constantes mudanças, a recomposição das aprendizagens com a BNCC se destaca como uma estratégia fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Baseada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa prática visa corrigir lacunas de conhecimento e habilidades que podem surgir ao longo do processo educacional. 

Isso é especialmente importante em contextos de vulnerabilidade ou após períodos de interrupção das aulas, como os observados durante a pandemia de COVID-19 e em locais afetados por desastres climáticos como os que ocorreram no Rio Grande do Sul, Amazonas e Maranhão, para citar os exemplos mais recentes.

Em resposta a essa necessidade, o governo federal lançou o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. A iniciativa foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), entes nacionais, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e parceiros técnicos.

O objetivo do pacto é oferecer apoio financeiro e técnico para estados e municípios implementarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem. Para a adaptação dos referenciais curriculares de cada etapa de ensino da Educação Básica, o pacto orienta que as redes mantenham a coerência com a BNCC, garantindo o desenvolvimento de competências e habilidades nela indicadas:

“[…]Tão importante quanto reconhecer quais as aprendizagens estão definidas pela BNCC, é essencial conceber currículo também como a forma como se organiza o ensino, sobretudo quando o foco está na formação integral e na promoção das aprendizagens de todos(as) estudantes.” – Guia de implementação do MEC

A implementação de uma política focada em recomposição de aprendizagens com a BNCC é de extrema importância e já vinha sendo defendida pelo Movimento pela Base e outras instituições ligadas à educação. Os próximos passos para a viabilização dessa estratégia irão requerer ações ligadas à avaliação diagnóstica, à adaptação dos currículos e ao uso de metodologias ativas para identificar e sanar as lacunas de forma eficiente. A longo prazo, esse esforço colaborativo entre escolas, educadores, governos e a comunidade escolar pode transformar a trajetória educacional de milhares de crianças e jovens, preparando-os para enfrentar os desafios futuros com competência e autonomia.

Recomposição de aprendizagens e integração com a BNCC: materiais de apoio

A BNCC é o documento norteador para o currículo das escolas brasileiras, e estabelece um conjunto de competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica. No entanto, devido a fatores como desigualdades socioeconômicas, falta de recursos e mudanças abruptas no ensino, muitos estudantes podem ficar aquém dessas expectativas. Nesse contexto, a recomposição de aprendizagens se torna essencial para assegurar que todos os alunos tenham chance de desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Mas como garantir que crianças e jovens aprendam o que é esperado na escola?  Para ajudar nessa questão, o MEC lançou no âmbito do pacto um guia para a implementação das ações de recomposição. O material oferece uma série de direcionamentos nesse sentido, abordando temas como governança, reorganização do referencial curricular, avaliações e mediações pedagógicas, formação, adaptação de materiais e ações para ampliar a comunicação e o engajamento. 

Dentre as indicações de leitura, o guia referencia o Movimento pela Base em dois momentos. Primeiro, com a campanha Recompondo o Futuro. Lançada em 2023, ela fez um chamado aos educadores e às redes de ensino para garantir que todos os estudantes desenvolvam os conhecimentos e habilidades essenciais para vida pessoal e profissional.

Em um segundo momento, o guia do MEC indica o Material de apoio ao professor para recomposição das aprendizagens dos estudantes. Elaborado em parceria entre Movimento pela Base, Associação Nova Escola e Instituto Reúna, com o objetivo de apoiar a recomposição das aprendizagens focais no Ensino Fundamental, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, esse documento gratuito oferece caminhos práticos para a recomposição.

Baixe os dois materiais indicados clicando nas imagens a seguir. Eles são uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre essa prática educacional que promete ser destaque nos próximos ciclos letivos:

recomposição das aprendizagens estratégia fundamental, mas deve ser ancorada na BNCC

Campanha do Movimento pela Base pela recomposição das aprendizagens

Ficha de recomposição das aprendizagens estratégia fundamental para dentro da sala de aula

Confira o material de apoio ao professor dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática