O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atualizou no início de julho o Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo o órgão do Ministério da Educação (MEC), a ferramenta tem potencial para ajudar gestores educacionais, organizações da sociedade civil, pesquisadores e imprensa a conhecer o andamento das 20 metas e 56 indicadores do plano.

Para Hugo Bovareto, analista de inteligência de dados do Movimento pela Base, a atualização da plataforma ganha ainda mais relevância por chegar ao público em um momento em que o debate sobre o PNE aumenta no Congresso Nacional. Isso porque a vigência do atual plano, iniciada em 2014, terminou este ano, colocando a necessidade de se traçar novas metas que considerem o decênio de 2024 a 2034. 

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei do novo PNE (Plano Nacional de Educação). O documento traz 18 objetivos, 58 metas e 252 estratégias a serem postos em prática durante o próximo ciclo. O arquivo foi protocolado na Câmara dos Deputados e aguarda trâmites de votação. Em paralelo, o Congresso aprovou a prorrogação do plano atual até final de 2025. O material está aguardando sanção presidencial.

“A atualização das informações no painel de monitoramento  de metas do PNE do Inep é extremamente importante para maior transparência e controle social da situação educacional nacional, assim como para que gestores educacionais planejem e executem políticas públicas com maior eficiência. As informações atualizadas e desagregadas permitem que os gestores analisem o progresso das metas e identifiquem as áreas prioritárias para intervenções. Em meio a debates sobre o próximo decênio do PNE, é crucial que a sociedade e gestores tenham uma visão de onde estamos atualmente para o adequado planejamento e definição de direções estratégicas em busca de uma educação com mais qualidade e equidade.”

Plataforma interativa e novo relatório do PNE

A plataforma interativa atualizada pelo Inep apresenta informações oficiais dos 56 indicadores de monitoramento do PNE, de 2014 a 2023. Por meio de gráficos e tabelas, é possível observar os dados de forma geral e desagregada (por região, unidades da Federação, municípios e perfis socioeconômicos) relacionados às 20 metas estabelecidas.

Os indicadores abrangem diversas dimensões educacionais, como acesso, permanência, qualidade, equidade e valorização dos profissionais da educação.

Além da plataforma de monitoramento, o Inep lançou o Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE. O documento é organizado em 20 capítulos, cada um relacionado a uma meta e seus indicadores. Ele é um documento bienal que ajuda a acompanhar o processo de evolução do plano. As edições anteriores também estão no site do Inep.

Leia também: