A BNCC tem como fio condutor 10 Competências Gerais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Essas competências podem assegurar aos estudantes uma formação humana integral. Na prática, significa proporcionar as ferramentas necessárias para entenderem o mundo ao seu redor, desenvolverem suas habilidades e competências pessoais e, principalmente, prepará-los para serem cidadãos conscientes e participativos. 

E isso vai muito além dos conteúdos previstos nos componentes curriculares, pois o trabalho com as competências gerais não precisa de uma aula específica. Ao contrário: elas podem dialogar com o conteúdo de todos os componentes e itinerários, permeando a formação do estudante.

As competências gerais aparecem na parte introdutória da BNCC, e contemplam uma concepção de Educação Integral, na qual o estudante tem acesso tanto aos conteúdos que estimulam seu desenvolvimento cognitivo, acadêmico e intelectual como desenvolvimento físico, social, emocional e cultural.

Para promover essas dimensões os currículos precisam ter como foco os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. Não adianta apenas saber sobre um determinado conteúdo do ponto de vista acadêmico, é preciso desenvolver nos estudantes a habilidade para aplicar o conteúdo na prática, juntamente com atitudes que possam ser aplicadas em suas vidas fora da escola.

Ou seja, desenvolver a capacidade de ler e escrever, é extremamente necessário, mas os alunos também precisam saber escutar, se comunicar, expressar suas ideias com clareza, por exemplo. É por isso que falamos acima que essas competências não podem ser desenvolvidas de forma isolada.

Elas também envolvem o tipo de prática pedagógica que se usa em sala de aula, na relação que se estabelece entre professores, direção e estudantes. Vale frisar que essas competências passam muito pela personalidade e jeito de ser de cada estudante. Cada um vai atingir o máximo de sua potência sem necessariamente a escola estabelecer um padrão para todos. 

As competências gerais da BNCC fazem um convite aos educadores a pensar práticas mais interdisciplinares, participativas, ativas, que ofereçam condições não só para os alunos desenvolverem seu intelecto e conhecimentos acadêmicos, mas efetivamente desenvolver suas potências em todas as suas dimensões.

Explore as questões deste tema

Criamos esta página especial para dar visibilidade às 10 competências gerais da BNCC. Ela faz parte de nossa campanha Tá no mundo, tá na escola, tá na Base, que relembra por que é tão fundamental ter um documento que dá a base para a formação de todas as crianças e jovens, conectando os saberes que devem ser desenvolvidos na escola aos desafios do nosso tempo.

Aqui você vai entender mais sobre como desenvolver as competências gerais em sua escola.

  • Conhecimento
  • Pensamento Científico, Crítico e Criativo
  • Repertório Cultural
  • Comunicação
  • Cultura Digital
  • Trabalho e Projeto de Vida
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e Autocuidado
  • Empatia e Cooperação
  • Responsabilidade e Cidadania

A BNCC propõe que essas competências sejam desenvolvidas de forma contínua e progressiva, ajustando-se ao nível de desenvolvimento e compreensão dos alunos em cada etapa educacional, do seguinte modo:

  1. Educação Infantil:
    • Foco nos Campos de Experiências: As competências são introduzidas de forma lúdica e interativa, focando em experiências que estimulam o desenvolvimento integral das crianças.
    • Direitos de aprendizagem: Incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas, preparando a criança para o aprendizado futuro.
  2. Ensino Fundamental:
    • Ampliação do conhecimento: As competências são aprofundadas, com ênfase em expandir o repertório de conhecimento e habilidades dos alunos.
      Integração curricular: As competências são integradas a todas as disciplinas, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar.
  3. Ensino Médio:
    • Preparação para o futuro: As competências se concentram em preparar os alunos para a vida adulta, seja no mercado de trabalho, na cidadania ativa ou no ensino superior.

Desenvolvimento de Projetos de Vida: Incentiva a construção de projetos de vida, onde o aluno aplica suas habilidades e conhecimentos em contextos reais e complexos.

Aqui no Movimento pela Base construímos um documento bastante prático na compreensão de cada competência e suas subdimensões. Ele mostra que as escolas podem traduzir as competências gerais em atividades que levem em conta os seguintes preceitos:

Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital, para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.

Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções

  • Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais, para fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural
  • Utilizar diferentes linguagens para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se para cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética
  • Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

Para conhecer o material completo, clique aqui!

Uma das grandes inovações da BNCC foi promover a aprendizagem significativa, que vai além de apenas decorar fatos ou fórmulas. Essa proposta já vinha sendo defendida há anos na educação e trazer ela à tona nos currículos é uma maneira de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem.

As competências gerais traduziram essa intenção dentro da BNCC, promovendo educação integral, a conexão com o mundo real, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a preparação para o futuro, o fomento ao pensamento crítico e criativo e a promoção da cidadania, dentre outros aspectos.

Você pode se aprofundar mais neste tema com uma seleção de arquivos que separamos a seguir:

Curso online, gratuito e com certificação sobre as Competências Gerais. O curso foi elaborado pela Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare, e contou com apoio técnico do Movimento pela Base. A ideia é orientar o planejamento de práticas pedagógicas que trabalhem com as Competências ao longo de toda Educação Básica.

Em parceria com a organização Center for Curriculum Redesign, preparamos a publicação “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”. Com orientações técnicas que trazem boas referências, o documento ajuda a definir alguns marcos, que permitem acompanhar a progressão das competências ao longo dos anos escolares e saber como elas evoluem.

Produzimos também a série As Competências Gerais no currículo. São 10 vídeos explicando como inserir e trabalhar cada uma das competências gerais nos documentos curriculares. Indicando com que áreas do conhecimento cada uma delas está mais intimamente relacionada, trazendo exemplos de práticas pedagógicas e de que habilidades devem ser inseridas nos currículos, é possível ter uma visão mais concreta de como as competências gerais vão estar presentes na formação dos alunos.

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