A equipe da secretaria de educação de Araguaína, no Tocantins, está empenhada para que os princípios da BNCC cheguem nas práticas dos professores da Educação Infantil. Lucileda Vieira Sobrinho, técnica da secretaria e embaixadora da BNCC, acompanha de perto duas ações: a primeira é a elaboração colaborativa de um e-book com boas práticas da Educação Infantil (que será finalizado em 2022). A segunda é a adequação do referencial curricular municipal para essa etapa.
Sobre o currículo, Lucileda conta a intenção da secretaria de contemplar no texto as especificidades da rede municipal e os princípios da BNCC. “Pedimos que os educadores preenchessem um questionário apontando o que deveria ser incluído, quais resistências e dificuldades têm em relação ao currículo. Vimos que dentro da própria rede há diferentes compreensões sobre o assunto, e elas precisam ser levadas em conta”, afirma a embaixadora.
Nas formações continuadas, os temas abordados são relacionados à BNCC, como a importância do brincar na infância, reorganização curricular e o planejamento didático pedagógico, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, e como se refletem nas atividades realizadas. Os professores são divididos em núcleos conforme a idade das crianças que atendem: “Eles têm se envolvido de maneira significativa nas propostas, participando de discussões e compartilhando opiniões que ajudarão na composição do novo texto do currículo. Percebo que, embora exista resistência de mudar a prática, já tivemos muitas conquistas e a secretaria está atenta em tomar novos direcionamentos, contemplando a escuta dos educadores”, diz Lucileda.
Plano de Ação
O plano de ação de Lucileda inclui a construção de um e-book com as ações exitosas sobre Educação Infantil e a adequação do Referencial Pedagógico para Educação Infantil da rede municipal. Veja as etapas organizadas pela embaixadora:
- Construção de um e-book com as ações exitosas sobre Educação Infantil, com participação autoral de professores e crianças: compartilhamento da ideia e plano de sensibilização e encantamento com as equipes da Diretoria de Educação Infantil e Formação Continuada da SEMED, escolas e professores; planejamento de um manual de direcionamentos ao trabalho por meio dos projetos, sequências de atividades ou ações pedagógicas que serão desenvolvidas com as crianças; promoção de estudos com os professores em que técnicos da SEMED possam auxiliar no desenvolvimento das ações a serem contempladas no livro; acompanhamento de coordenadores e professores na elaboração das ações a serem desenvolvidas com as crianças; escuta aos professores sobre planejamento; incentivo e valorização da prática do professor, divulgando por meio digitais as boas práticas docentes e o desenvolvimento das crianças a partir da BNCC; definição com a equipe da SEMED, critérios de escolha das ações a serem contempladas no livro; elaboração de cronograma das etapas.
- Readequação do Referencial Pedagógico para Educação Infantil através de núcleos de estudo por grupo etário para reestruturação do Referencial Curricular da Rede: proposta para que professores sugiram experiências a serem desenvolvidas pelas crianças; realização de formações para conscientizar e sensibilizar equipes pedagógicas sobre direitos de aprendizagem; formações com núcleos de professores por grupos etários específicos, pontuando os principais desafios encontrados pelos professores para aperfeiçoar as práticas pedagógicas; condensação de contribuições das experiências que foram desenvolvidas pelos professores e crianças; organização de audiências públicas para discutir e tomar decisões importantes sobre o Currículo; elaboração de cronograma das etapas.
Veja também:
Reportagem sobre o trabalho da embaixadora
Vídeo sobre educação infantil e currículos em que Lucileda participou
Indicadores de EI/EF do Tocantins