O currículo da rede municipal de Manaus, no Amazonas, foi construído em 2020, durante a pandemia, com apoio de representantes dos professores. Em seguida houve mudança de gestão. A embaixadora da BNCC Vera Lúcia Lima da Silva, técnica da secretaria, acompanhou esse processo e conta que o currículo começou a ser implementado de fato no segundo semestre de 2021.
Mas para que o documento sirva de apoio para o planejamento das aulas, as formações continuadas são essenciais. A secretaria utiliza a estrutura das Divisões Distritais do município para encontros presenciais com os pedagogos – como são chamados os coordenadores pedagógicos das escolas –, e com os professores, e o Google Sala de Aula para inserir materiais e guiar os estudos. Vera organizou, ao longo do ano, encontros oferecidos aos 13 mil professores da rede. “Temos procurado estar presentes em todas as escolas, inclusive ribeirinhas, rurais e outras que não possuem acesso à internet e têm calendário escolar diferente, devido aos movimentos naturais dos rios”, afirma.
Há ainda outros avanços. Vera diz que as equipes da secretaria responsáveis pelos currículos e formação de professores estão mais integradas do que antes. “Nosso objetivo é avançar na implementação do currículo, o que inclui ter mais domínio por parte dos professores dos objetivos de aprendizagem dos estudantes, das atividades para desenvolver as habilidades e como avaliar o percurso de cada um. Temos indicadores que guiam o monitoramento das ações dos educadores, mas ainda sem clareza da qualidade realizada em sala de aula”, conta.
Para 2022, foi construído um calendário de formações continuadas para todo o ano. Ela diz: “Todos os profissionais concordam que devemos formar estudantes protagonistas, mas para isso é necessário que o educador promova momentos de participação ativa. Estamos em um momento de mudar a educação, e a forma antiga de ensinar já não vale para esta geração”.
Plano de Ação
O plano de ação estabelecido por Vera no Programa de Embaixadores da BNCC tem como objetivo viabilizar a implementação do currículo, com foco no protagonismo docente. Veja os passos previstos:
-
Estruturação de um plano de estudo para a implementação do currículo escolar municipal para pedagogos (como são chamados os coordenadores pedagógicos da rede) do Ensino Fundamental das Escolas Municipais e das Divisões Distritais;
-
Definição dos temas abordados nos encontros com os pedagogos: Estrutura do Currículo; Pilares da Educação Municipal; Transição das Etapas e Níveis; Conceitos presentes no currículo; Temas Integradores; Avaliação e Intervenção Pedagógica; Atividade prática de elaboração de um planejamento interdisciplinar com auxílio dos especialistas dos componentes curriculares;
-
Planejamento e realização de encontros com os pedagogos das escolas de diferentes regiões do município;
-
Utilização do Google Sala de Aula como ferramenta de contato e espaço de inserção de materiais para estudo de pedagogos e professores;
-
Formação sobre implementação do currículo para professores de Ensino Religioso e alfabetizadores, e para os que lecionam para os Anos Finais do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Geografia, Ciências, História, Educação Física);
-
Elaboração de Relatório de Avaliação dos encontros e socialização dos resultados com as equipes das Divisões Distritais Zonais.
Veja também:
Reportagem sobre o trabalho da embaixadora
Indicadores de EI/EF do Amazonas
Indicadores de EI/EF de Manaus
Reportagem sobre pesquisa que analisa a chegada da BNCC nas escolas