O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, é o principal o instrumento de monitoramento da Educação Básica brasileira. Os resultados da avaliação oferecem subsídios para elaborar, monitorar e melhorar as políticas educacionais com base em evidências. Os dados também servem para compor o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Mas o Saeb está longe de alcançar todo o seu potencial.
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É consenso entre os especialistas em educação que o Saeb pode ampliar sua contribuição pedagógica, ao verificar e informar como está caminhando o desenvolvimento das aprendizagens mais complexas previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio. A BNCC apresenta um modelo de aprendizagem baseado em competências e no desenvolvimento integral de crianças e jovens. Mas o Saeb atual não dá conta de avaliar a aprendizagem sob essa perspectiva.
O relatório “O que é urgente e crucial na reforma do Saeb”, elaborado pela professora Priscilla Tavares, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), a pedido do Movimento pela Base, consolida diretrizes para a atualização do Saeb, fundamentadas em estudos e escutas das principais referências em avaliação do Brasil, além de especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. Confira o resumo executivo do relatório.
Como organização dedicada à implementação com qualidade da BNCC, sabemos da importância do alinhamento das grandes avaliações como fortalecedor desse processo. E reconhecemos as grandes contribuições do Saeb até aqui. Por isso, acreditamos que é imprescindível trabalhar para que o Saeb reflita as mudanças na educação brasileira e se equipare às grandes avaliações internacionais.
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