Em 2023, a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, completa 5 anos desde que foi homologada para toda a Educação Básica. Foram dois momentos: em 2017 foi homologada a BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e em 2018 a BNCC para o Ensino Médio. Na construção desses documentos, muita gente foi ouvida e participou, como especialistas e educadores, e então chegamos à primeira Base Nacional Comum Curricular do país.
Para refletir sobre os princípios da BNCC, como está sua implementação na prática das escolas e saber o papel dos currículos alinhados à BNCC na recomposição das aprendizagens, realizamos uma transmissão ao vivo dia 13 de junho de 2023 com a participação de:
- Anna Penido, diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação e membro do Conselho Consultivo do Movimento pela Base;
- Arigésica Andrade Moura, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Quijingue (BA). Gessica faz parte da área da Coordenação Pedagógica da secretaria e participante do Grupo de Embaixadores da BNCC;
- Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Confira alguns dos destaques da transmissão:
Luiz Miguel Martins Garcia reflete sobre a construção coletiva da BNCC:
Arigésica Andrade Moura explica a construção dos projetos políticos pedagógicos em Quijingue (BA):
Anna Penido fala sobre a BNCC e o Ensino Médio:
Luiz Miguel conta como organizou a rede de ensino de Sud Mennucci (SP) para realizar a recomposição das aprendizagens tendo como norte o currículo da rede alinhado à BNCC:
Arigésica, Luiz e Anna compartilham suas expectativas para 2023 e 2024:
Assista aqui ao vídeo completo.
Veja também outros links citados na transmissão:
Conheça a nova página do Observatório: Básico da BNCC
Defasagem na alfabetização: Sud Mennucci investe em apoio para melhorar proficiência dos alunos
4 princípios fundamentais para o Novo Ensino Médio – e a garantia de direitos dos estudantes
O currículo com foco na cultura local de Quijingue (BA)
*Por Beatriz Santomauro