Em 2023, a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, completa 5 anos desde que foi homologada para toda a Educação Básica. Foram dois momentos: em 2017 foi homologada a BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e em 2018 a BNCC para o Ensino Médio. Na construção desses documentos, muita gente foi ouvida e participou, como especialistas e educadores, e então chegamos à primeira Base Nacional Comum Curricular do país. 

Para refletir sobre os princípios da BNCC, como está sua implementação na prática das escolas e saber o papel dos currículos alinhados à BNCC na recomposição das aprendizagens, realizamos uma transmissão ao vivo dia 13 de junho de 2023 com a participação de:

  • Anna Penido, diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação e membro do Conselho Consultivo do Movimento pela Base;
  • Arigésica Andrade Moura, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Quijingue (BA). Gessica faz parte da área da Coordenação Pedagógica da secretaria e participante do Grupo de Embaixadores da BNCC;
  • Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Confira alguns dos destaques da transmissão:

Luiz Miguel Martins Garcia reflete sobre a construção coletiva da BNCC:

Arigésica Andrade Moura explica a construção dos projetos políticos pedagógicos em Quijingue (BA):

Anna Penido fala sobre a BNCC e o Ensino Médio:

Luiz Miguel conta como organizou a rede de ensino de Sud Mennucci (SP) para realizar a recomposição das aprendizagens tendo como norte o currículo da rede alinhado à BNCC:

Arigésica, Luiz e Anna compartilham suas expectativas para 2023 e 2024:

Assista aqui ao vídeo completo.

 

Veja também outros links citados na transmissão:

Conheça a nova página do Observatório:  Básico da BNCC

Defasagem na alfabetização: Sud Mennucci investe em apoio para melhorar proficiência dos alunos

4 princípios fundamentais para o Novo Ensino Médio – e a garantia de direitos dos estudantes

O currículo com foco na cultura local de Quijingue (BA)

 

*Por Beatriz Santomauro

Últimas