Você sabia que Sobral, no Ceará, se destaca nacionalmente por sua abordagem inovadora na educação? Focando na promoção da equidade e no rigoroso acompanhamento das ações pedagógicas, a cidade tem se tornado um modelo em avaliações de desempenho dos estudantes da rede municipal.

Na nossa entrevista em três partes com o Secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, exploramos o impacto das competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no currículo e nas práticas educativas da cidade. Na primeira parte, Lima revelou como essas competências estão integradas ao currículo. Na segunda, discutimos as formações docentes e como elas fortalecem essa integração.

Agora, na terceira parte, vamos descobrir como Sobral aplica essas competências na avaliação e no acompanhamento dos alunos, alinhando-se não só às diretrizes nacionais, mas também a padrões internacionais como os do PISA.

Para conferir as partes anteriores da entrevista, clique nos links abaixo:

Competências gerais da BNCC nas avaliações em Sobral

Avaliar o desenvolvimento das competências gerais ainda é um desafio para muitas redes de ensino no Brasil. Em Sobral, a solução encontrada foi o acompanhamento constante por uma equipe de mentoria que visita semanalmente todas as unidades escolares. Essa equipe verifica se as atividades, projetos e ações planejadas pelos professores estão sendo executadas em sala de aula, garantindo o desenvolvimento das habilidades e competências esperadas. 

“O que também consideramos essencial nesse processo é a preocupação com o nível de cada aluno em cada etapa escolar. Temos avaliações de acompanhamento in loco na Educação Infantil, nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental, levando em consideração as características do território, o perfil do aluno e o grau de vulnerabilidade. Tudo isso para garantir equidade.”

Confira mais detalhes sobre esse trabalho de avaliação no vídeo a seguir, extraído da entrevista completa com Herbet Lima, Secretário de Educação de Sobral:

As avaliações externas na rede pública de ensino de Sobral

Atualmente, a rede de ensino de Sobral participa de avaliações externas em diferentes níveis: estadual, com o SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará); nacional, com o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica); e internacional, por meio do PISA for Schools (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes para Escolas).

Segundo Lima, o alinhamento do currículo à BNCC é fundamental para garantir as habilidades e competências mínimas exigidas nessas avaliações. Ele explica ainda que, há 16 anos, a rede estabeleceu uma parceria com o Estado do Ceará, por meio do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), hoje chamado de Programa de Aprendizagem na Idade Certa. Essa parceria tem sido crucial para o fortalecimento das aprendizagens. 

“Através dessas avaliações, da política de formação, das premiações estaduais e do diálogo entre as duas redes – cada uma dentro da sua competência – o Estado, por meio do PAIC, desenvolve uma série de ações de avaliação, formação, material estruturado e capacitação, gerando uma sinergia e colaboração significativas no desenvolvimento das competências gerais da BNCC entre o estado e o município.”

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