A rede municipal de ensino de Sobral, no Ceará, é nacionalmente  reconhecida  por seus altos índices de qualidade na educação básica. Ao passo em que se destaca nas avaliações de larga escala, também vem sendo notada por seu trabalho na promoção da educação integral em diálogo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente com as competências gerais.

De acordo com o Secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, isso acontece porque há mais de 20 anos a rede tem buscado manter seu trabalho ancorado em alguns princípios gerais, que dão sustentação ao trabalho. Ele cita, por exemplo, o fortalecimento das rotinas de gestão voltadas para a aprendizagem; uma política de alfabetização na idade certa; políticas de metas de aprendizagem, evidências pedagógicas, desenvolvimento cognitivo e excelência acadêmica; e, mais recentemente, a busca pela universalização da educação em tempo integral. “Toda essa estrutura garante o desenvolvimento das dez competências da gerais da BNCC”, explica.

Em entrevista ao Movimento pela Base, ele explicou também como as competências gerais estão presentes no currículo da rede, nas ações de formação docente e de avaliação. Para contar essa história, dividimos a entrevista em três partes. A primeira, você confere logo a seguir.

As competências gerais da BNCC no currículo de Sobral

No início da entrevista, Herbert Lima contou que a política pública educacional que destacou Sobral no território nacional começou no final da década de 1990. Nessa época, a rede passou por uma grande reforma e traçou boa parte das ações que realiza até hoje.

O currículo foi revisto para responder às diretrizes existentes na época, e as ações de formação de professores, avaliação e expansão das escolas foram pautadas em seguida. Posteriormente, com o alinhamento à BNCC, a rede ampliou a promoção da educação integral:

“A BNCC é nossa base de sustentação, mas nós temos também um currículo próprio no município e as Diretrizes Curriculares do Governo do Estado. Na estrutura principal da política educacional de Sobral, temos ainda um eixo que é de avaliação e monitoramento da aprendizagem através da Casa da Avaliação e do Fortalecimento da Gestão Escolar e do acompanhamento pedagógico. É o nosso modelo de tutoria e mentoria pedagógica, que é feita por uma equipe técnica da Secretaria de Educação. […] Além de uma política de formação continuada de professores, iniciada há quase duas décadas, e uma política para a valorização dos profissionais do magistério”.

Clique no vídeo a seguir e assista a um trecho da entrevista em que Lima conta como isso reflete diretamente no currículo:

Com o foco na universalização da educação integral, Sobral vem ampliando também a quantidade de escolas em tempo integral, totalizando 20 unidades escolares nessa modalidade, variando de acordo com cada etapa de ensino:

“A construção de novos centros de educação infantil e novas escolas de anos iniciais e finais está permitindo alcançar o nosso objetivo”, explica Lima, e destaca: “Todo esse trabalho, toda essa estrutura, garante o desenvolvimento das dez Competências da Gerais da BNCC, e também permite, através de um currículo diversificado e das eletivas, trabalhar também outras competências.”

O secretário diz ainda que a sustentação desses pilares de trabalho no longo prazo são decorrentes da liderança e da decisão política dos gestores públicos. “Nesse caso, o município tem uma política pública bem estruturada, consistente, com princípios e com alinhamentos que vêm sendo fortalecidos e qualificados ao longo dos anos. E, dentro dessa perspectiva, através de leis, de portarias, de resoluções, nós estamos deixando um legado”, completa.

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