Ao fim de 2023, o Movimento pela Base se despede de mais um ano de dedicação e compromisso. Nossa jornada começou há uma década com o objetivo de promover a equidade e garantir os direitos de aprendizagem para todos e todas. Acreditamos que uma educação verdadeiramente transformadora é aquela que não apenas ensina, mas também inspira.

Dessa convicção, nasce a campanha Educar para Brilhar. Ela simboliza a crença em uma educação que desperta e cultiva o potencial singular de cada jovem.

Educação é direito e também ferramenta de transformação. Por isso, sonhamos e trabalhamos por uma educação que valorize os talentos de cada um, que dê protagonismo no presente e que abra perspectivas para o futuro.

Ao nos despedirmos de 2023, agradecemos imensamente à nossa rede de parceiros e reafirmamos nosso compromisso contínuo com a BNCC. Acreditamos que ela é o caminho essencial para consolidar a educação que defendemos – uma educação que valoriza a singularidade de cada indivíduo, promove a equidade, a interdisciplinaridade e oferece ferramentas para um futuro brilhante.

Vamos nos lembrar de 2023 por…

Agenda de Equidade

Tivemos avanços importantes na agenda de equidade do Movimento pela Base. Hoje, 50% da nossa liderança é composta por pessoas pretas. Como parte do nosso compromisso com a agenda, orgulhosamente lançamos o ebook de Educação Antirracista.

Recompondo o Futuro

Lançamos a Campanha Recompondo o futuro como forma de alerta e conscientização sobre a recomposição das aprendizagens. Junto com ela, ganhamos uma nova integrante: a corujinha Lélia!

Além disso, reforçamos a divulgação das nossas Fichas de Recomposição das Aprendizagens em parceria com o Instituto Reúna, Nova Escola e Instituto Rodrigo Mendes.

Confira o vídeo da campanha!

Celebramos uma década!

Completamos 10 anos renovando nosso compromisso com a educação e celebramos no chão da escola! No Espírito Santo, conversamos com estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e técnicos da Secretaria de Educação.

Leia também: Que cara tem quando dá certo? Uma visita à escola Clóvis Borges Miguel nos 10 anos do MPB

Novidades para a causa

Teve novidade na BNCC: destaque para o lançamento do complemento de computação que agora integra a Base Nacional. O documento segue o modelo da própria BNCC, estabelecendo competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada etapa da Educação Básica para viver em um mundo digital.

Além disso, hoje, 99,9% das redes municipais brasileiras têm seus currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à BNCC.

Conteúdo e dados

Lançamos a editoria Básico da BNCC no nosso Observatório. Uma seção inteira desdobrando os conceitos da Base Nacional Comum Curricular.

Para disseminar conteúdos importantes, fizemos 8 lives sobre vários assuntos como violência nas escolas, educação infantil, Ensino Médio e outros temas.

Com isso, orgulhosamente impactamos mais de 11 milhões de pessoas falando sobre a BNCC nos nossos canais.

Com o objetivo de fortalecer a implementação da BNCC, publicamos diversos posicionamentos e pilares essenciais para o avanço da política, além do lançamento da pesquisa sobre reflexões, análises e recomendações sobre o Ensino Médio em parceria com a FGV.

Também trouxemos pontos importantes sobre avaliações como o ENEM e o SAEB e tivemos grandes entregas, como o estudo sobre o futuro das avaliações da Educação Básica, produzido pelo nosso Grupo de Trabalho sobre avaliações.

 

Um ano de muitas entregas: pesquisas, estudos, posicionamentos. E em 2024, seguimos engajados pela educação!

Obrigado por acreditar no Movimento pela Base e por estar conosco nesta jornada. Avançaremos juntos e juntas, pois sabemos que o brilho que a educação desperta em cada criança e jovem ilumina o futuro que todos nós imaginamos. Educar é para brilhar, e é isso que fazemos – em 2023, em 2024 e em todos que virão.