Educação Infantil

Em Manaus (AM), os passos da secretaria para implementação do currículo

Boas práticasCurrículos de EI e EFEmbaixadores da BNCC

O currículo da rede municipal de Manaus, no Amazonas, foi construído em 2020, durante a pandemia, com apoio de representantes dos professores. Em seguida houve mudança de gestão. A embaixadora da BNCC Vera Lúcia Lima da Silva, técnica da secretaria, acompanhou esse processo e conta que o currículo começou a ser implementado de fato no segundo semestre de 2021.

Mas para que o documento sirva de apoio para o planejamento das aulas, as formações continuadas são essenciais. A secretaria utiliza a estrutura das Divisões Distritais do município para encontros presenciais com os pedagogos – como são chamados os coordenadores pedagógicos das escolas –, e com os professores, e o Google Sala de Aula para inserir materiais e guiar os estudos. Vera organizou, ao longo do ano, encontros oferecidos aos 13 mil professores da rede. “Temos procurado estar presentes em todas as escolas, inclusive ribeirinhas, rurais e outras que não possuem acesso à internet e têm calendário escolar diferente, devido aos movimentos naturais dos rios”, afirma.

Há ainda outros avanços. Vera diz que as equipes da secretaria responsáveis pelos currículos e formação de professores estão mais integradas do que antes. “Nosso objetivo é avançar na implementação do currículo, o que inclui ter mais domínio por parte dos professores dos objetivos de aprendizagem dos estudantes, das atividades para desenvolver as habilidades e como avaliar o percurso de cada um. Temos indicadores que guiam o monitoramento das ações dos educadores, mas ainda sem clareza da qualidade realizada em sala de aula”, conta.

Para 2022, foi construído um calendário de formações continuadas para todo o ano. Ela diz: “Todos os profissionais concordam que devemos formar estudantes protagonistas, mas para isso é necessário que o educador promova momentos de participação ativa. Estamos em um momento de mudar a educação, e a forma antiga de ensinar já não vale para esta geração”.

 

Plano de Ação

O plano de ação estabelecido por Vera no Programa de Embaixadores da BNCC tem como objetivo viabilizar a implementação do currículo, com foco no protagonismo docente. Veja os passos previstos:

  1. Estruturação de um plano de estudo para a implementação do currículo escolar municipal para pedagogos (como são chamados os coordenadores pedagógicos da rede) do Ensino Fundamental das Escolas Municipais e das Divisões Distritais;

  2. Definição dos temas abordados nos encontros com os pedagogos: Estrutura do Currículo; Pilares da Educação Municipal; Transição das Etapas e Níveis; Conceitos presentes no currículo; Temas Integradores; Avaliação e Intervenção Pedagógica; Atividade prática de elaboração de um planejamento interdisciplinar com auxílio dos especialistas dos componentes curriculares;

  3. Planejamento e realização de encontros com os pedagogos das escolas de diferentes regiões do município;

  4. Utilização do Google Sala de Aula como ferramenta de contato e espaço de inserção de materiais para estudo de pedagogos e professores;

  5. Formação sobre implementação do currículo para professores de Ensino Religioso e alfabetizadores, e para os que lecionam para os Anos Finais do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Geografia, Ciências, História, Educação Física);

  6. Elaboração de Relatório de Avaliação dos encontros e socialização dos resultados com as equipes das Divisões Distritais Zonais.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho da embaixadora

Indicadores de EI/EF do Amazonas

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Reportagem sobre pesquisa que analisa a chegada da BNCC nas escolas