Será que tudo que você ouve sobre educação é verdade? Algumas frases, mesmo que populares, podem não refletir a realidade. Desafiar essas ideias é um primeiro passo para entender melhor o contexto educacional brasileiro. Confira 4 equívocos que já te contaram sobre educação:

Leia também: Primeira infância: a importância de olhar para o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas

“O problema do Brasil é o acesso à educação”

Na verdade, o acesso à educação aumentou muito nas últimas décadas. Segundo dados do IBGE, em 2023 acima de 99% da população de 6 a 14 anos frequentava escolas e para adolescentes de 15 a 17 anos esse índice era acima de 91%. Em 2022, acima de 91% das crianças de 4 a 5 anos tinham acesso à pré-escola. Claro que ainda há espaço para melhoras, mas para além do acesso à educação, temos que olhar para a qualidade da aprendizagem.

“O estudante é como uma folha em branco”

Aposto que esse é um dos equívocos que já te contaram sobre educação. Mas crianças e jovens não são como tábuas rasas, que só absorvem conhecimentos. Eles são capazes de construir sua própria aprendizagem – de testar, questionar, concluir. Como posto na própria BNCC, “a criança é um ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social.”

Além disso, cada estudante é diferente, com habilidades e formas de aprender diversas. No conceito de inteligências múltiplas, de Howard Gardner, cada indivíduo possui um domínio maior em algumas áreas do que em outras. Assim, o propósito da escola é desenvolver esses tipos de inteligência e ajudar os estudantes alcançarem seus próprios objetivos.

“A escola antigamente é que era boa”

Pense em quando você ia para a escola. Via sentido no que os professores ensinavam? Você sentia que aprendia para se preparar para a vida ou só para passar nas provas? Hoje, as propostas mais inovadoras de educação têm uma missão que vai além dos conteúdos e olha para o desenvolvimento integral dos estudantes – sua formação social, emocional, cultural, física. E assim como está na BNCC, traz conhecimentos mais conectados com os desafios do nosso tempo!

“Tanto faz educar em casa ou na escola”

A escola  oferece uma base educacional fundamental, promove o desenvolvimento social e emocional, e prepara os alunos para enfrentar desafios futuros na vida pessoal e profissional. Segundo pesquisas, a escola tem um papel essencial no processo de socialização. As relações afetivas, a comunicação, a participação em situações sociais: tudo isso acontece na escola! É por isso que uma formação integral, como está na BNCC, só pode se concretizar no ambiente escolar.

 

Últimas