Básico da BNCC

Primeira infância: a importância de olhar para o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas

Educação Infantil

A Primeira Infância, que abrange o período desde o nascimento até os 5 anos e 11 meses de idade, é uma fase decisiva no desenvolvimento humano. É durante esses anos que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva. 

Leia também: 6 inovações da BNCC para a Educação Infantil

É por isso que investir na Primeira Infância não apenas pavimenta o caminho para o desenvolvimento individual da criança, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais saudável, equilibrada e justa, onde todos têm a oportunidade de alcançar seu máximo potencial. Com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pela primeira vez, temos clareza sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para bebês, crianças pequenas e crianças bem pequenas. Isso reforça o papel de creches e pré-escolas como espaços que devem ir além do cuidado, apoiando a aprendizagem e o desenvolvolvimento pleno.

A BNCC para a Educação Infantil foi pensada a partir de seis direitos de aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) e reforça a intencionalidade pedagógica, aproveitando até os momentos de cuidado – como a hora da alimentação e do banho – para trabalhar experiências que apoiem o desenvolvimento dos pequenos. 

Leia também: Os Campos de Experiências na Educação Infantil

Desenvolvimento Físico, Cognitivo e Emocional na Primeira Infância

No aspecto físico, a Primeira Infância é marcada pelo crescimento acelerado e pela aquisição de habilidades motoras grossas e finas. É nesse período que as crianças desenvolvem sua coordenação motora, capacidade de locomoção e destreza manual. Além disso, a nutrição adequada e a prática de exercícios físicos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento saudável do corpo e do sistema nervoso.

No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, é um período de intensa atividade cerebral. Durante esses anos, o cérebro passa por um processo de rápida expansão e desenvolvimento, formando conexões neurais essenciais para funções cognitivas superiores. A aquisição da linguagem, compreensão do mundo ao redor, memória, atenção e resolução de problemas são aspectos-chave do desenvolvimento cognitivo nesta fase.

Além disso, o desenvolvimento socioemocional na Primeira Infância é influenciado por fatores como as relações afetivas e o ambiente familiar. A capacidade de identificar e expressar emoções, desenvolver habilidades sociais, empatia e auto-regulação emocional são aspectos cruciais que se desenvolvem nessa fase. O ambiente em que a criança está inserida, incluindo o suporte emocional oferecido pelos pais, cuidadores e comunidade, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de uma base sólida para a saúde emocional e social ao longo da vida.

Estudos mostram que as experiências vivenciadas durante a primeira infância têm um impacto significativo no desenvolvimento futuro da criança. Quanto mais estímulos qualificados ela receber nessa fase, maiores são as chances de ela desenvolver todo o seu potencial.

Esse processo de desenvolvimento é continuamente moldado pelas experiências, sejam elas positivas ou negativas, vividas e compartilhadas com seus cuidadores e a escola. O estímulo adequado nessa fase gera benefícios que vão desde o aumento da aptidão intelectual até a formação de adultos preparados para lidar com os desafios do cotidiano.

Leia também: Materiais para apoiar professores e gestores na Educação Infantil

Desafios na Primeira Infância

Diversos fatores podem influenciar o desenvolvimento na Primeira Infância. Desde o ambiente familiar até a qualidade da Educação Infantil, acesso a cuidados de saúde e exposição a estressores ambientais, como pobreza e violência, todos desempenham um papel significativo. 

Os desafios permeiam as áreas socioeconômicas, educacionais, de saúde e políticas públicas, afetando o acesso das crianças a um ambiente propício para seu desenvolvimento integral. Dados do PNUD revelam que, entre os 25% mais pobres da população, apenas 26% têm acesso à creche, destacando a desigualdade de oportunidades desde os primeiros anos de vida.

As políticas públicas de apoio à Primeira Infância são fundamentais para garantir um ambiente propício ao desenvolvimento infantil. Para enfrentar esses desafios e garantir um desenvolvimento saudável e equitativo para todas as crianças, é fundamental investir em saúde, afeto, nutrição, segurança e educação de qualidade desde a Primeira Infância. 

 

Últimas