Pandemia Covid-19

Flexibilização curricular e volta às aulas: priorização de aprendizagens para avançar

Ações na pandemia

A pandemia pegou todos de surpresa: secretarias e escolas, professores e alunos. E embora as aulas presenciais tenham começado a voltar, ainda não há prazo para alcançarmos uma “normalidade”. Por isso, é preciso entender quais aprendizagens foram consolidadas durante a pandemia e quais ficaram para trás para refazer os calendários. É momento das redes e escolas priorizarem aprendizagens essenciais e flexibilizarem prazos, construindo o continuum curricular, a partir da BNCC e dos novos currículos já alinhados ao documento.

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Em 2020, o Conselho Nacional de Educação publicou o parecer 19/2020, que define a flexibilização curricular como uma “revisão do currículo proposto e seleção dos objetivos ou marcos de aprendizagem essenciais previstos para o calendário escolar”. Na prática, o processo deve ser coordenado e apoiado pelas secretarias, levando em conta o contexto em que cada escola está inserida. Os Mapas de Foco, elaborados pelo Instituto Reúna, que têm a BNCC como referência, são uma ferramenta útil no processo de priorização de conhecimentos,  habilidades e competências.

Vale ressaltar que 92% dos municípios brasileiros já alinharam seus currículos à BNCC. Eles continuam valendo e devem ser usados como referência para a definição das aprendizagens prioritárias e do replanejamento.

Os Embaixadores da BNCC compartilham como o processo de flexibilização dos currículos está caminhando em suas respectivas redes:

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