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Formação continuada dos professores de João Neiva (ES) alinhada ao currículo

Boas práticasCurrículos de EI e EFEmbaixadores da BNCC

Os professores de João Neiva, no Espírito Santo, têm garantidos desde 2017 um terço de sua jornada de trabalho para planejamento e estudo, com reuniões mensais com a secretaria. Claudia Rampinelli Pizza, Embaixadora da BNCC e técnica da secretaria municipal de educação, organiza as formações continuadas dos educadores da educação infantil, incluindo o aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre a BNCC e o referencial curricular do Espírito Santo. 

Durante a pandemia, nem todos os profissionais conseguiram acompanhar os encontros feitos de forma remota por falta de acesso às tecnologias ou conhecimento para utilizá-las. Por isso, a secretaria procurou formá-los para utilizar esses novos recursos e incentivar a troca de experiências entre professores mais experientes e os novatos. Claudia conta que antes do retorno das aulas presenciais, a secretaria promoveu planejamentos coletivos pautados nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC e do currículo do Espírito Santo. “A secretaria precisa estar preparada para lidar com os variados processos e avanços de cada um. Vimos que os educadores têm compreensão diferente sobre a BNCC e o currículo, e que esses momentos coletivos possibilitaram ampliação de práticas pedagógicas significativas”, diz. 

Com o retorno das aulas presenciais, os pedagogos – como são chamados os coordenadores pedagógicos – têm encontros formativos com os técnicos da secretaria sobre campos de experiências e direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Com isso, reforçam seus saberes para fazer as formações e intervenções em suas escolas, conhecendo cada realidade e desafios. A secretaria também realiza as visitas às escolas para acompanhar o trabalho dos professores e intensificar o contato com aqueles que mais precisam. “Na BNCC está explícita a importância de o estudante ser protagonista do seu aprendizado e desenvolver as dez competências gerais. Mas não podemos nos esquecer que os professores também precisam ser formados para isso”, diz Claudia.

 

Plano de Ação

O plano de ação estabelecido por Claudia no Programa de Embaixadores da BNCC tem como objetivo estabelecer um planejamento das formações continuadas dos professores tendo a BNCC como um instrumento orientador das práticas pedagógicas. Veja como a profissional estruturou seu trabalho:

  1. Definição das temáticas a serem desenvolvidas pelas escolas da Educação Infantil;
  2. Mapeamento da disponibilidade dos professores por turnos para participar das formações;
  3. Construção do cronograma de formação;
  4. Realização das formações;
  5. Relatório de acompanhamento das ações realizadas.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho da Embaixadora 

Indicadores de EI/EF do ES

Indicadores de EI/EF de João Neiva

Análise sobre mitos e verdades sobre continuum curricular