A atuação da Secretaria Municipal de Educação de Igarassu, em Pernambuco, está baseada em um tripé: formação continuada, monitoramento escolar e avaliação das aprendizagens. 

Fábio Belarmino Bezerra, embaixador da BNCC e técnico da Secretaria, é um dos responsáveis pelas formações com coordenadores e professores de todas as etapas escolares e pelo monitoramento do trabalho realizado nas escolas.

O plano de formação continuada dos professores da rede está estruturado desde 2015. Durante a pandemia, foi possível mantê-los engajados com encontros remotos mensais. “Há profissionais que entram e saem da rede, então precisamos retomar alguns pontos e reforçar o conhecimento construído”, diz Bezerra. O que guia os assuntos abordados nas formações são o currículo municipal, alinhado à BNCC desde 2019 e elaborado com a participação dos professores. “Em 2021, nossas formações procuraram abordar o uso das metodologias ativas como suporte para o processo de ensino-aprendizagem e garantia dos direitos dos nossos alunos. Os resultados são positivos, pois notamos que houve fortalecimento do uso dessas metodologias em sala de aula.” 

O monitoramento escolar também ocorre desde 2015: técnicos das secretarias visitam as escolas em média duas vezes ao mês para acompanhar o trabalho realizado, coletar com professores e gestores necessidades específicas de formações e dialogar sobre melhoria da qualidade dos encontros realizados. Com as atividades sendo realizadas de forma remota, o acompanhamento também foi feito de forma virtual. “A intenção é auxiliar os professores a colocar em prática as discussões realizadas durante as formações e complementar com informações que melhor atendam às especificidades de cada um”, afirma o embaixador. 

 

Plano de Ação

O plano de ação de Fábio tem como objetivo realizar as formações continuadas dos professores da rede ao longo de 2021 na rede municipal de Igarassu. Leia o que o embaixador levou em conta para alcançar seus objetivos:

1) Formação com os professores da rede em vídeo ao vivo sobre avaliação na perspectiva de construção de competências e habilidades;

2) Formação com professores da Educação Infantil sobre os Campos de Experiências e elaboração de atividades nas situações de rodízio das turmas na escola, com cinco momentos síncronos e cinco assíncronos, de 2h cada;

3) Formação com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o currículo prioritário de Língua Portuguesa e Matemática de Igarassu, com 10 momentos síncronos e 10 assíncronos, de 2h cada;

4) Formação com professores alfabetizadores sobre o uso de estratégias didáticas que promovam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes, com oito momentos síncronos e oito assíncronos, de 2h cada;

5) Formação com professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa sobre gêneros textuais, utilização de vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis para incentivo da escrita e reescrita por parte dos alunos, com quatro momentos síncronos e quatro assíncronos, de 2h cada;

6) Formação professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre Gamificação a partir da BNCC, com quatro momentos síncronos e quatro assíncronos, de 2h cada;

7) Formação com a Equipe Gestora (Coordenadores e Gestores) das escolas para acompanhamento das ações pedagógicas das escolas e suporte aos professores na utilização do currículo Prioritário Municipal, com quatro momentos, de 2h cada.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho do Embaixador

Vídeo em que Fábio participou

Indicadores de EI/EF de Pernambuco

Indicadores de EI/EF de Igarassu

 

Análise sobre priorização curricular com participação dos educadores https://observatorio.movimentopelabase.org.br/em-igarassu-pernambuco-a-priorizacao-curricular-tem-participacao-dos-educadores/ 

 

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