Panorama da Implementação do Novo Ensino Médio

Dados atualizados em: 10/08/2022 | Acesse a nota técnica sobre os dados

27 das 27 secretarias aderiram ao PNLD 2021

e 97,11% das escolas estaduais realizaram escolha dos materiais em ao menos um dos 5 objetos

A adesão ao PNLD e escolha de livros pelas escolas não são obrigatórias, pois cada rede estadual e escola desenha a sua estratégia com relação ao material didático.

Adesão ao PNLD

O edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021, lançado pelo MEC em novembro de 2019, demandou a autores e editoras a elaboração de obras capazes de levar às salas de aula de todo o Brasil parte das mudanças introduzidas pelos marcos legais e normativos que regem o Novo Ensino Médio. Entre elas, o foco no desenvolvimento de competências, a educação integral e o trabalho pedagógico em uma lógica interdisciplinar, preferencialmente, por áreas do conhecimento.

Os recursos, entretanto, tratam apenas da parte dos novos currículos que terão como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), chamada de formação geral básica. Segundo o MEC, em 2024 haverá a distribuição de materiais voltados aos itinerários formativos. A adesão das Secretarias de Educação ao PNLD e a escolha dos livros pelas escolas não são obrigatórias, pois cada rede estadual e a escola desenham a sua estratégia em relação ao material didático.

O edital da edição 2021 do programa prevê a aquisição de 5 “objetos”, sendo que as obras do Objeto 1 já foram distribuídas para as escolas interessadas e as do Objeto 2 já foram escolhidas.

Objeto 1: Obras Didáticas de Projetos Integradores e de Projeto de Vida destinadas aos estudantes e professores

Objeto 2: Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Obras Didáticas Específicas destinadas aos estudantes e professores

Objeto 3: Obras de Formação Continuada destinadas aos professores e à equipe gestora das escolas públicas

Objeto 4: Recursos Educacionais Digitais

Objeto 5: Obras Literárias

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Veja três materiais de apoio para você se informar e refletir sobre materiais didáticos:

  • [Análise] O alinhamento do PNLD com o Novo Ensino Médio
  • Item sobre Materiais Didáticos no Painel de Políticas Nacionais
  • [Análise] PNLD: materiais didáticos para o Novo Ensino Médio
  • Pesquisa sobre Coerência educacional: o alinhamento de práticas, materiais, formação e avaliações aos currículos, na percepção dos professores de Ensino Fundamental

Escolha de livros do PNLD pelas escolas estaduais de Ensino Médio

  • <20%
  • 20-40%
  • 40-60%
  • 60-80%
  • >80%
  • Rede estadual não aderiu ao PNLD
  • Materiais ainda não disponíveis para escolha, conforme cronograma do PNLD
Objeto 1
Objeto 2
Objeto 3
Objeto 4
Objeto 5
% de escolas estaduais que escolheram pelo menos um objeto
AC
100,00%
AL
98,70%
AP
88,62%
AM
97,77%
BA
98,50%
CE
99,25%
DF
97,94%
ES
100,00%
GO
95,16%
MA
96,08%
MT
80,70%
MS
95,47%
MG
99,96%
PA
94,21%
PB
96,71%
PR
96,75%
PE
99,37%
PI
98,62%
RJ
99,73%
RN
98,69%
RS
96,05%
RO
90,26%
RR
49,34%
SC
97,94%
SP
98,33%
SE
100,00%
TO
100,00%

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Escolha de livros do PNLD pelas escolas estaduais de Ensino Médio, por objeto

Número absoluto e percentual de escolas que escolheram materiais do PNLD

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Observação: Objetos 3, 4 e 5 do PNLD 2021 ainda não estão disponíveis para escolha e distribuição, conforme Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Para saber sobre a situação em um estado e acessar seus documentos normativos, faça sua escolha abaixo

Baixe relatórios completos sobre os processos de alinhamento dos currículos, selecionando:

Estado
Frente de implementação