Todos os 79 municípios sul-mato-grossenses já têm seus currículos alinhados à BNCC. O esforço da Undime, das secretarias municipais de educação e dos conselhos municipais de educação de todo o estado são essenciais para construir esse cenário. 

Uma rede de ensino com currículo alinhado à BNCC possibilita que as equipes das escolas tenham um mesmo ponto de partida para seu planejamento com os estudantes, o que é ainda mais essencial neste momento de retorno às aulas presenciais e de dificuldades relacionadas à pandemia.

Aqui no Observatório de Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio há uma área de Indicadores que mostra os dados de cada município sul-mato-grossense. Procure neste link pela sua localidade! Você encontra os dados do Censo Escolar, vê informações sobre o seu currículo e comparações com o restante do estado. É essencial conferir se os dados relacionados ao currículo estão corretos. Veja a que mais se aproxima da sua realidade e, se necessário fazer alguma alteração ou inserir algum documento que comprove o alinhamento do currículo, não deixe de indicar neste formulário.

Conheça as opções sobre a situação do currículo encontradas no Observatório:

  1. Alinhado (quando o currículo em uso já estiver alinhado à Base, sendo ele o referencial estadual que o município aderiu ou um documento que foi adaptado ao referencial estadual); 
  2. Em andamento (quando o currículo estiver sendo modificado, sem uso de outro currículo alinhado à Base);
  3. Não iniciado (quando a equipe não tiver escolhido como alinhar seu currículo ao referencial estadual, ou não tiver começado a fazer o currículo);
  4. Sem informação (quando não há registro sobre o processo). 

Caso precise fazer atualizações, clique aqui ou no botão “Atualize dados da sua rede”  localizado na página de seu município nos Indicadores do Observatório. Você vai preencher um formulário e nossa equipe vai realizar as alterações necessárias. 

 A seguir, encontre reportagens que podem te interessar: 

Parceria no Mato Grosso do Sul para elaboração do currículo e formação dos professores

[Análise] Mitos e verdades sobre o continuum curricular

 

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