“Sou Vera Von Kriger, professora da Rede Municipal de Educação Integral de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. Faço parte do grupo de Embaixadores da BNCC desde 2021 e atuo no Departamento da Gestão do Currículo (DGC), na Secretaria Municipal da Educação e Cultura. Minha função no DGC é sistematizar a produção do currículo e fomentar a sua implementação, orientando planejamentos, práticas pedagógicas e ações, alicerçando-as nos Direitos Humanos estruturantes para o desenvolvimento integral e as aprendizagens dos sujeitos.

Falar em currículo traz à tona diversas percepções e concepções. Para alguns pode ser definido como caminho, percurso, direção. Para outros, matriz curricular. E outros ainda, escolhas, posicionamentos. 

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Com a necessidade de elaborar o currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a rede municipal de Educação Integral de Almirante Tamandaré definiu currículo como sujeito de direitos, atores e potenciais dos Territórios, protagonistas de suas aprendizagens, com diferentes saberes e conhecimentos (do popular ao científico).

Currículo é vida. É movimento. É a vida em movimento! Por isso, é contínuo. À medida que as demandas são atendidas, novas demandas surgirão. 

Nesse sentido, o currículo estará sempre em reconstrução, em transformação, o que gera a necessidade de ser autoral, produzido a partir da gestão democrática. 

Realizamos a construção coletiva do currículo durante três anos, entre 2019 e 2022, permeadas por escutas  durante a Caravana da Educação. Nessas escutas, realizadas em 2019, percorremos todos os Territórios do município, acolhendo sujeitos, seus anseios e necessidades. Além disso, procuramos compreender e respeitar o esperançar por uma educação pública significativa com qualidade para os 9749 educandos, da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental das 54 unidades educacionais, sendo 33 escolas e 21 Centros Municipais de Educação Infantil.

Das escutas realizadas, originaram as temáticas dos 14 cadernos que compõem o currículo. Os cadernos foram escritos entre 2020 e 2022 por grupos de trabalho compostos por trabalhadores da Rede Municipal da Educação Integral, rede estadual e sociedade civil. Esses materiais apresentam um repertório teórico e reflexivo sobre conceitos, concepções e Direitos Humanos fundamentais, alicerces para as aprendizagens na educação integral levando em conta “no” e “com” o Território. 

Após concluída a etapa da produção escrita, começamos a análise crítica de grupos de leitura e debates em 12 Seminários realizados em 2021. Enquanto isso, foram criados Grupos de Estudos para os trabalhadores da rede de educação, membros dos colegiados, famílias e sociedade. A intenção foi dar acesso aos saberes e conhecimentos sobre as temáticas e concepções do Currículo, pactuando a corresponsabilidade na sua implementação. Registramos relatos de alguns dos participantes do Grupo de Estudos: 

  1. Ressalta-se que o currículo se tornou robusto, todavia não basta ter um documento com amplo potencial, sem a compreensão da sociedade. Neste sentido, a proposta do Grupo de Estudos contemplou momentos de leituras, análises, reflexões e sistematização sobre as temáticas dos cadernos, articulando os objetivos de aprendizagens e desenvolvimento disposto no Referencial Curricular às práticas pedagógicas.
  2. O grupo de estudo foi realizado com a parceria entre duplas gestoras (gestor educacional e coordenador pedagógico), as quais atuaram como formadoras de suas equipes. Os encontros presenciais aconteceram nos espaços dos territórios, as leituras ocorreram durante o período de hora-atividade (Aprendizagem Contínua em Serviço) ou na forma de estudos independentes. 

Entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, abrimos para consulta pública o currículo. Nossa intenção é fazer com que a sociedade conheça, opine e contribua com nosso currículo.”

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